sexta-feira, 11 de março de 2011

Equador, Chile e Peru estão em alerta por causa dos riscos de tsunami

A exemplo de Equador e Chile, o governo do Peru determinou hoje (11) atenção extra para a região litorânea por causa do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília). A preocupação é com a possibilidade de ocorrência de tsunamis. O presidente do Peru, Alan García, pediu calma aos peruanos e prudência. Segundo ele, se um tsunami atingir a costa peruana não será de grande intensidade, informa a Agência Brasil.

"É previsível que, se vier [um tsunami], não vai ser uma onda grande. Por isso temos de ser muito serenos e tranquilos. Mas também bastante cautelosos nas áreas próximas à costa para evacuar [a populkação] a tempo", disse García, segundo informações da Presidência da República do Peru.

Segundo ele, a estimativa dos especialistas é que, se houver um tsunami na região, atingirá a costa entre às 18 horas e às 19 horas de hoje, no Norte do Peru. "Isso significa que devemos tomar todas as precauções. É melhor prevenir do que remediar, quero pedir a tranquilidade de todos”, disse ele.

O presidente do Equador, Rafael Correa, optou por esvaziar as cidades litorâneas como medida de precaução, caso o tsunami atinja a costa oeste da América do Sul. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, colocou os serviços de emergência do país em alerta para atuar caso o maremoto atinja o país.

Um comentário: