terça-feira, 26 de abril de 2011

Aneel define reajuste para tarifa de energia de Pernambuco

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu, nesta terça-feira (26), as novas tarifas da Celpe. O índice médio de reajuste para o consumidor foi de 8,27%. As novas tarifas entrarão em vigor para os 3,1 milhões de clientes da concessionária a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação a partir da fatura de maio.
Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99,8 % dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 8,04%. Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande porte, atendidos em alta tensão, terão reajuste de 8,68%, em média.

Os reajustes tarifários anuais estão previstos no contrato de concessão das distribuidoras e não são apenas mecanismos de correção monetária, mas também de ajuste dos custos que não estão sob o controle das concessionárias, que são os custos não gerenciáveis. Essa parcela é composta pela energia comprada para revenda, custos de transmissão e pelos encargos setoriais. Adicionalmente, no valor da conta de energia também são cobrados os impostos e tributos – ICMS, PIS/PASEP, CIP.

Para definição do índice de reajuste são considerados os custos incorridos nos últimos 12 meses pela distribuidora, para atendimento ao consumidor. Os encargos setoriais e tributos continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 35% da mesma. Já as despesas com a compra e transmissão de energia respondem por 39%. Cabe à Celpe os 26% restantes para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, apenas R$ 26,00 ficam com a Celpe para operar e expandir todo o sistema elétrico no estado.

(Informações da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário