terça-feira, 26 de abril de 2011

Institutos profissionalizantes abrem 4.683 vagas

O governo federal começou a abrir exceções para a abertura de concursos públicos e a nomeação de aprovados. O Ministério do Planejamento autorizou ontem a realização de seleções para preencher 4.683 vagas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o Brasil. Dessas, 2.867 são para o cargo de professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e 1.816 para a de servidor técnico-administrativo.
Diante da carência de profissionais nessas instituições, elas escaparam da suspensão de processos seletivos e convocações anunciada pelo governo federal em fevereiro, na ocasião do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União, informa o Correio Braziliense.
O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, explicou que a autorização viabiliza a continuidade do projeto de expansão da rede de ensino profissionalizante, iniciado em 2002.
De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no Brasil. Nos oito anos da gestão Lula, foram entregues 214 unidades. A presidente Dilma Rousseff quer construir mais 100 escolas e concluir outras 81 iniciadas no governo passado.

Calendário - Do total de vagas autorizadas, 1.559 devem começar a ser preenchidas ainda neste mês. Para isso, as instituições de ensino que têm concursos públicos em andamento poderão nomear os aprovados imediatamente. A partir de julho, será iniciado o provimento dos demais 3.124 cargos. “Pelos nossos cálculos, a primeira leva de convocações deverá ser feita a partir das seleções já realizadas. Para julho, os institutos deverão publicar outros editais”, disse o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário