quinta-feira, 14 de abril de 2011

Maria Dapaz faz show em Afogados da Ingazeira

Maria Dapaz
Fotos de Cláudio Gomes

A cantora e compositora Maria da Paz, Paizinha, como é conhecida no mundo artístico faz show hoje a noite no Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú.

Amanhã ela recebe o título de cidadã afogadense. Maria Dapaz nasceu em Jaboatão dos Guararapes/PE , mas foi criada no sertão, às margens do rio Pajeú, na cidade de Afogados da Ingazeira. “ A música se manifestou muito cedo, eu não precisava de um motivo especial para cantar. Gostava de sentar no muro do jardim da minha casa e displicentemente soltar a voz para quem quisesse (ou não quisesse...) ouvir. Tinha uma grande facilidade para decorar letras e melodias, era uma verdadeira esponja musical”, conta.

" A programação da rádio Pajeú, eu conhecia de cor, programação, diga-se de passagem, muito eclética: Waldick Soriano, Roberto Carlos, Clara Nunes, Angela Maria para citar só alguns nomes do cancioneiro em moda na época.Outra fonte de informação eu tinha dentro de casa,ouvindo minha mãe cantar as músicas de Luiz Gonzaga e de Vicente Celestino", continua.

Para Paizinha algumas canções ficaram para sempre na memória como Sala de reboco, Assum preto, Kalú, Patativa, Porta aberta  o que contribuiu para a formação musical, de pé de rádio. É nesse tom que o show de hoje promete muita emoção.


Maria Dapaz na Rádio Pajeú com o vice-prefeito Augusto Martins
Trajetória - Maria Dapaz gravou seu primeiro disco em São Paulo e seguiu para Europa onde morou 6 anos. É uma artista de muitas qualidades. Seja como autora, instrumentista ou seja como intérprete, ela tem sua marca própria e um bom-gosto inquestionável. Carismática, se destaca pela voz potente e afinada e um repertório bem brasileiro.}
A cantora pernambucana faz uma música com uma atmosfera regional sofisticada. Com voz marcante e presença segura no palco, ela vem coerentemente associando trabalho autoral e resgate de clássicos de Luiz Gonzaga. Carimba sua música com sonoridade de câmara, opta por arranjos refinados e originais combinando cello e viola caipira, explora os efeitos de uma delicada percussão e valoriza instrumentos como pandeiro, moringa e cajon.

Hoje tem tem 14 discos gravados e grande experiência em palcos internacionais. Foi indicada ao Grammy Latino 2004 com o CD “Vida de Viajante”. Sua paixão pela música se manifestou muito cedo, tornando-se profissional como crooner de grupos de bailes, onde aprimorou o ofício de cantar. Logo se mudou para São Paulo onde gravou o primeiro disco, Pássaro Carente e consolidou a carreira.

Fotos: Cláudio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário