quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alerta: Previsão de mais chuvas nesta quinta-feira



Cidades pernambucanas em alerta e a população assustada com mais previsão de chuvas. No encontro que teve nesta noite, com a sua equipe e o prefeito do Recife, João da Costa, o governador Eduardo Campos revelou que recebeu informações da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apresentaram a previsão de chuvas intensas durante a noite de hoje e a madrugada de amanhã, que acarretariam um aumento significativo do nível dos rios que cortam a Região Metropolitana e a Zona da Mata. As duas áreas foram sobrevoadas e visitadas pelo governador durante o dia, informa o Blog do Magno.

“Estamos com toda a nossa equipe operacional mobilizada e acompanhando a situação em tempo real. Os prefeitos da Região Metropolitana e das cidades no curso do Rio Capibaribe estão sendo informados e nos ajudando a manter a população alerta para a possibilidade de transbordamento nas áreas ribeirinhas”, disse o governador.

De imediato, o governador acionou esquemas de emergência para o caso de ser necessário abrigar moradores de áreas da margem do Rio Capibaribe, que podem ser inundadas.“Têm ocorrido chuvas muito intensas, que exigem um nível de monitoramento especial, com utilização inclusive do sistema digital para a medição remota do nível dos rios”, explicou o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida.

Participaram da reunião os secretários Danilo Cabral (Cidades), Isaltino Nascimento (Transportes), Wilson Damázio (Defesa Social), João Bosco (Recursos Hídricos e Energia) Antônio Figueira (Saúde), Alexandre Rebêlo(Planejamento e Gestão), Renato Thièbaut (Gabinete), Cel.Mário Cavalcanti (Casa Militar), Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Thiago Norões (Procuradoria Geral do Estado), além de representantes do DNOCS e dos órgãos operativos do Governo do Estado como Corpo de Bombeiros, Codecipe e Polícia Militar. 

De acordo com boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá possibilidades de ocorrer chuvas intensas no Leste do Estado entre 0h e 18h desta quinta-feira (05). Também estão previstos picos de maré por volta das 4h54 (2,3m) e das 17h15 (2,2m). A Prefeitura do Recife orienta a população que mora nas áreas de risco e propensas a alagamentos a ficar atenta e, em caso de sinal de risco, sair do imóvel e entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir).

Para atender à população em caso de necessidade, a Prefeitura do Recife manterá as equipes em alerta e quem necessitar pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia. A Codecir reforçou o seu atendimento, ampliando a equipe técnica de plantão.

No caso de chuvas mais fortes, agentes da Codecir estarão de sobreaviso para os chamados que, porventura, venham a surgir. Um total de 18 profissionais estará à disposição durante toda a madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário