terça-feira, 8 de outubro de 2013

Lançamento: Tedd Albuquerque participa da Bienal do Livro

O empresário pernambucano Tedd Albuquerque lança nesta quinta-feira(10), às 12h, o livro “Como assim?!…”. A Bienal acontece entre 4 e 13 de outubro no Centro de Convenções, com mais de 90 lançamentos e 192 convidados. Tedd mostra que acreditar na sua ideia é o mais importante para um empreendedor ter sucesso nos negócios. Autor de livro, de novo modelo de loja colaborativa e de e-commerce é referência em marketing criativo “Não tenha medo do ridículo. Se você acredita no potencial da sua ideia, execute-a”. Este é o pensamento que sempre moveu a vida de Ednelson Albuquerque, o Tedd, filho de uma família humilde do interior de Barreiros do Pernambuco e que nunca se deixou abater pelas dificuldades que a vida lhe impôs.
“As limitações decorrentes da falta de dinheiro foram supridas pela criatividade”, pontua Tedd, que é uma daquelas pessoas que sempre enxergam solução onde muitos só veem o problema. No currículo do pernambucano constam trabalhos como vendedor de pitombas, lavador de carros, caixa de banco, carregador de móveis, faxineiro, garçom, vendedor de cachorro quente (e de carrinhos de cachorro quente), assistente de importação, vendedor de produtos do Paraguai, agente de viagens entre outros tantos ofícios que serviram de lição de vida e para o desenvolvimento da economia criativa. Há quem diga que quando coloca a cabeça no travesseiro após um dia de trabalho, consegue ter nova ideias para a vida. No caso de Tedd, a vontade de mudanças era ainda maior quando, em São Paulo, teve de revezar o mesmo colchão da pensão onde morava com um guarda-noturno, que dormia ali durante o dia. “O lugar era chamado de ‘cama quente’, porque o leito nunca ficava desocupado”, lembra. Entre esses pensamentos de Tedd um era o que mais martelava: acreditar que a vida dele iria mudar e que a ida para São Paulo não teria sido em vão. O que é a Feira “Como Assim?!...”? Foi em Londres que o empresário conheceu um novo conceito de feiras modernas de artesanato que resolveu adaptar ao Brasil. Esse modelo de negócio chegou como uma grande novidade e sempre que ele dizia para alguém como seria esse trabalho perguntavam: “Como Assim?!...” - e a expressão acabou dando nome ao empreendimento. O começo da Feira reunindo criadores de moda e design foi num estacionamento dos Jardins. Tedd formou um grupo de expositores de outros locais, como a Praça da República, em eventos que aconteciam aos domingos. Em 2000 o movimento chegou à Avenida Paulista e ganhou a adesão de estudantes de moda e designers mais sofisticados, hoje totalizando 216 expositores que, aos domingos, apresentam seus produtos na Como Assim ?!... Center 3. Tedd precisou de novo da boa argumentação para levar outros criadores a uma casa na praça Benedito Calixto, em Pinheiros, no ano de 2006. “O meu desejo era o de montar um espaço alternativo que misturaria moda, arte, sustentabilidade, gastronomia,solidariedade e cultura em todas as suas vertentes”, comenta o empresário. Na esteira do movimento de público, seu faro empreendedor ainda percebeu a oportunidade de abrir um restaurante no quintal. Mais um sucesso : durante a semana são servidas refeições caseiras, à base de arroz, feijão, salada, legumes e duas opções de pratos. Nos fins de semana, feijoada, escondidinho, strogonoff e demais delícias. O espaço de três pisos e fachada multicolorida da Como Assim?!... de Pinheiros acaba de passar por uma cirúrgica repaginada, transformando-se em loja modelo para abertura de franquias. O conceito remete a uma rua de comércio, desde o piso escuro, para lembrar o asfalto, placas de identificação fazendo alusão às placas de rua, até a iluminação, com lustres que imitam aos postes de luz do interior onde Tedd morava. A idéia foi desenvolver um ambiente refinado, mas sem perder as características de cada um de seus 43 expositores. “ É uma maneira de simbolizar que a moda que se usa nas ruas se encontra aqui”, observa Tedd. Há uma longa fila de espera com criadores que aguardam pela oportunidade de usarem os stands das feiras Como Assim?!... Parte dessa demanda será atendida pelo novo canal de vendas que está sendo lançado, o “ Shopping Como Assim ?!...” modelo de e-commerce que tem como objetivo reunir consumidores e expositores de todo o país em uma grande loja colaborativa online. A proposta é levar a diversas regiões esse novo conceito, o que também facilita a visibilidade de talentos sem condições de bancar um espaço físico, ou mesmo de entrar no mercado dos grandes centros. A expansão física do negócio para fora de São Paulo começará por Recife,Pernambuco. Tedd também quer viajar com os produtos de seus parceiros por mostras itinerantes pelo país. Outro desdobramento dos negócios foi a abertura de um espaço para exposições, inaugurado com mostra do artista plástico Romero Brito. Para o segundo semestre de 2013, um núcleo de beleza e bem estar será construído na galeria “Como Assim?!...”, em parceria com a atriz Fabiana Karla. Ela projetou um ‘nail bar’, para as mulheres que querem cuidar das unhas das mãos e dos pés sem precisar ir a um salão de beleza. Tudo isso regado a diversos drinques. A nova área também contará com massagista, dermatologista, clinica de depilação a laser, estúdio de pilates e outros. O movimento do qual Tedd Albuquerque está à frente gera R$ 5 milhões por mês, entre as vendas dos expositores das duas feiras e emprega direta e indiretamente 3 mil pessoas. Tamanho sucesso já levou uma turma do renomado Instituto Europeu de Design a escolher o Como Assim?!...para tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Tedd também foi personagem de um documentário acadêmico sobre a trajetória de um nordestino de sucesso em São Paulo, ao mesmo tempo em que várias faculdades o tem convidado para dar palestras. Personagem de matérias em alguns veículos de comunicação do Brasil, apontado pela revista “Veja” como o “Barão da Feirinha Fashion”, Tedd foi escolhido, em maio de 2013, como empresário para toda campanha publicitária do banco Santander, numa inequívoca constatação de sua credibilidade e seriedade. Não há dúvidas de que o sonho de construir algo de sucesso em São Paulo foi realizado. A feira Como Assim?:!.. é reconhecida como a maior incubadora de talentos da América Latina, onde brasileiros criativos mostram o seu valor. E a história de vida de seu criador foi para as páginas de um livro autobiográfico, comercializado pela livraria Cultura de São Paulo e de Pernambuco, sua terra Natal. Ele segue na vanguarda e diz: “Vem muito mais novidades por aí”. Com informações da Assessoria EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário