terça-feira, 5 de novembro de 2013

Manifestações são esperadas em diversas cidades ao redor do mundo nesta terça-feira, dia 5, após convocações para a "Marcha dos Milhões de Mascarados".

Na página de internet MillionMaskMarch.org, o movimento Anonymous aparece como apoiador da iniciativa, além de outras organizações, como WikiLeaks, The Pirate Party, Occupy and Oath Keepers to Unite Marchers, Occupiers, Whistleblowers e Hacktivists. Segundo o site, "quem acredita em responsáveis pela Marcha dos Milhões de Mascarados sabe pouco sobre o Anonymous. Não há local oficial e ninguém está no comando: é um movimento, não uma organização". A data escolhida para o movimento coincide com a "Noite de Guy Fawkes", quando houve uma tentativa mal-sucedida de se explodir o Parlamento Britânico em 5 de novembro de 1605, organizada por um grupo conhecido como "Conspiração da Pólvora".
O episódio é mencionado na história de quadrinhos e no filme V de Vingança, origem das máscaras brancas difundidas em protestos ao redor do mundo nos últimos anos. Após anos restrito ao mundo virtual, o grupo Anonymous, fundado em 2003, ganhou as ruas nos últimos anos ao organizar protestos relacionados a causas ligadas à liberdade de expressão, liberdade de internet e apoio a movimentos populares como a Primavera Árabe, o Occupy Wall Street e os protestos brasileiros que tiveram início em junho de 2013. Segundo a agência RT, manifestações são esperadas nesta terça-feira em cerca de 400 cidades ao redor do mundo, com bandeiras distintas em cada local.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário