quarta-feira, 28 de maio de 2014

Município de Afogados da Ingazeira (PE) foi o grande vencedor do Prêmio Nacional "Curta Histórias"




O município de Afogados da Ingazeira  (PE) foi o grande vencedor do Prêmio Nacional "Curta Histórias", promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Unesco e a Fundação Palmares. A Escola Pública Municipal Francisca Lira venceu o concurso na categoria educação de jovens e adultos (EJA), concorrendo, na etapa final, com escolas públicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.





A premiação ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) em Brasília. "É o reconhecimento do talento do povo afogadense. Com o apoio da Prefeitura, esses alunos conseguiram levar o nome de Afogados para além das fronteiras de Pernambuco, mostrando a importância da educação como ferramenta de transformação," avaliou o prefeito José Patriota. Além do reconhecimento nacional e do certificado de premiação, o MEC também distribuiu um smartphone (para cada um dos alunos), smartphone e câmera digital (professor), data show, aparelho de DVD, câmera fotográfica e cinemateca (escola). 

A cerimônia homenageou oito vídeos produzidos por estudantes da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Almirante Negro (Araxá, MG), A educação é a arma mais poderosa (Afogados da Ingazeira, PE), Carolina Maria de Jesus (Belo Horizonte) e João Candido (Campo Bom, RS), foram os selecionados pela comissão julgadora final. Shaft (Matupá, MT), Curta histórias (Itaguaí,RJ), Brasil Negro (Belo Horizonte) e Eu acredito! E você? (Salvador), foram os vencedores pelo júri popular.

O vídeo "A educação é a arma mais poderosa", com 1min e 11 seg, vencedor do concurso, foi produzido pelos alunos Antônio Fernando de Alcântara, José Luiz da Silva e Paulo José da Silva, sob a coordenação da Professora Aline Maria, de Afogados da Ingazeira (PE). A prefeitura do município ofereceu aos alunos oficinas de audiovisual, onde eles puderam obter noções de produção, elaboração de roteiro, enquadramento, edição, dentre outros elementos da linguagem de vídeo, de modo a que pudessem expressar com mais propriedade suas ideias. O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, participou da premiação juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Morais, e com os alunos. O prêmio recebeu 646 inscrições nas categorias ensino médio, educação de jovens e adultos, ensino fundamental anos iniciais e fundamental anos finais. Cada categoria teve dois vencedores, escolhidos pela comissão julgadora final e pelo júri popular. O tema desta edição foi personalidades negras e os vídeos vencedores estão disponíveis na página do concurso.  Foram parceiros da iniciativa a Fundação Casa da Árvore, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e as fundações Vale e Telefônica.

Link dos vídeos:

 Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário