quinta-feira, 26 de junho de 2014

Blog sobre física oferece conteúdo a estudantes do ensino médio

O blog 'Os fundamentos da Física' criado em 2010 pelo professor Nicolau Gilberto Ferraro fornece aos alunos do ensino médio conteúdo sobre os temas mais estudados em física. A página recebe cerca de 2,5 mil visitas diárias e conta com a colaboração de Sidney Borges, professor de física e arquiteto.

As postagens seguem uma programação preestabelecida. Às segundas, terças e quartas-feiras, é abordado o conteúdo dos três anos do ensino médio. Às quintas-feiras, o tema é o vestibular. Às sextas, são colocadas pequenas animações para a revisão dos principais conteúdos, de forma lúdica.


“Aos sábados, apresentamos os principais efeitos estudados em física, os ganhadores do Prêmio Nobel e exercícios especiais, com o título Preparando-se para o Enem”, diz o professor. Atualmente, é desenvolvido o tema 'Um Pouco da História da Física'.

Aos domingos, o tema é 'A Arte do Blogue', com a apresentação de obras e biografias de pintores, fotógrafos e arquitetos. Os inúmeros depoimentos de alunos têm animado os dois professores a prosseguir com o trabalho e a desenvolver novas seções.

Ao longo da carreira, Ferraro tem percebido que muitos alunos ingressam no ensino médio com a ideia preconcebida de que física é disciplina de difícil assimilação.

Ele sugere ainda a realização, na própria sala de aula, de pequenos experimentos com materiais do cotidiano, de forma a sedimentar a teoria apresentada.“Como despertar o interesse do aluno? É importante mostrar que a física está presente no dia a dia e nas aplicações tecnológicas familiares aos alunos”, finaliza.

>> Confira a matéria na íntegra.

Fonte:
Portal do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário