sexta-feira, 6 de junho de 2014

Professores fazem greve de fome em Xinguara/PA

Pelo menos oito professores da rede municipal de educação do município de Xinguara, no interior do Pará, estão em greve de fome há quatro dias. Eles protestam em frente ao prédio do Ministério Público, contra a intervenção do órgão nas negociações dos professores em greve com a prefeitura do município.
O caso foi levado ao Tribunal Regional do Trabalho, que ainda não decidiu sobre a legitimidade da paralisação. O que revoltou os professores e culminou na greve de fome foi o fato de, mesmo sem uma definição da Justiça, o promotor Renato Bellini ter emitido recomendação orientando o município a cortar pontos, abrir processo administrativo contra os grevistas e e contratar substitutos.

Em outras cidades paraenses como Abaetetuba e Barcarena, e mesmo na capital Belém, professores municipais também estão mobilizados, mas em nenhuma delas a situação chegou a tal extremo. Alvo do protesto, o promotor Renato Bellini afirma que não vai revogar a recomendação a não ser que a Justiça determine que a greve é legal. Questionado sobre o fato de ter assumido a defesa da prefeitura sem que a paralisação tenha sido julgada, ele diz que agiu por estar sendo pressionado por pais e pelos professores contrários à paralisação.


 EBC/ blogzedudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário