sexta-feira, 6 de junho de 2014

Comando Militar do Planalto apresenta viaturas e equipamentos para ações de defesa durante a Copa


O Comando Militar do Planalto (CMP), integrado a organizações da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e dos Órgãos de Segurança Pública, realiza neste domingo, dia 8 de junho, a partir das 11h00, a concentração de pessoal, meios e material de Defesa e Segurança visando os eventos da Copa do Mundo, na Capital Federal. Na ocasião, serão apresentados à imprensa, na avenida do Exército, Setor Militar Urbano, os militares, viaturas e equipamentos que serão empregados nas diversas ações do Eixo Defesa, coordenado pelo CMP e executado no modelo interagências.


A atividade marca o ápice da preparação das "Operações Planalto VIII e IX", desencadeadas entre os dias 16 a 21 de maio e 2 a 6 de junho, respectivamente, com a missão de garantir a tranquilidade na realização do Mundial. O Coordenador de Defesa de Área (CDA) é o General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, Comandante Militar do Planalto. Participam da atividade, 3.700 homens do Exército oriundos de diversas organizações militares do Exército Brasileiro, mais de 370 viaturas de diversos tipos, dentre elas: blindadas, mecanizadas, antiaéreas, de defesa cibernética, comando e controle, transporte de tropa e de defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

Serão utilizados, ainda, helicópteros das Forças Armadas, dois esquadrões de cavalaria de choque e uma seção de cães de guerra. Na oportunidade, será realizada uma apresentação à imprensa, às 9h, no Centro de Operações (COp) do CMP, sobre a participação dos meios empregados pelas Forças Armadas nas ações de Defesa da Copa do Mundo, em Brasília. Após a apresentação, os jornalistas serão encaminhados para o local onde estarão concentradas as tropas, equipamentos e viaturas - na Avenida do Exército - SMU (em frente a praça do Cristais).

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário