quinta-feira, 12 de junho de 2014

CTTU monta esquema de mobilidade para a Copa 2014

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou operações especiais para auxiliar na mobilidade dos recifenses e turistas durante a Copa do Mundo 2014. Diariamente, cerca de 130 agentes de trânsito irão trabalhar em ações montadas em pontos estratégicos da cidade. Além disso, a prefeitura assinou o Convênio Táxi Metropolitano com seis municípios da Região Metropolitana. A frota de táxis autorizada a trabalhar no Recife em um período estipulado terá um aumento de até 50%. Para o gerente geral de trânsito da CTTU, Agostinho Maia, as operações especiais de circulação e o Convênio de Táxi Metropolitano serão essenciais para garantir a mobilidade dos recifenses e turistas. “Nos dias de jogos e eventos da Copa, a rotina da cidade vai mudar. Além disso, vamos receber milhares de turistas, que estarão circulando pela cidade. Com isso, as ações organizadas pela CTTU são cruciais para garantir a mobilidade da população durante o evento”, comentou.


TÁXI METROPOLITANO – Convênio Táxi Metropolitano, assinado com seis municípios da Região Metropolitana, elevará em cerca de 50% a frota de táxis autorizados a rodar no Recife. O número passará de 6.125 para 9 mil. Os veículos de Abreu e Lima, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço estarão autorizados a trabalhar no Recife entre 6h da quinta-feira (12) e 6h do dia 30 de junho.

OPERAÇÃO HOTEL – A CTTU vai realizar o monitoramento do trânsito no entorno dos hotéis onde as delegações estarão hospedadas, no bairro de Boa Viagem. 12 agentes de trânsito irão reforçar o efetivo de agentes e orientadores que já atua no bairro, garantindo a fluidez do trânsito no entorno dos estabelecimentos. A Companhia também realizou um trabalho de manutenção da sinalização vertical no bairro e vai intensificar a fiscalização para coibir irregularidades.

ROTA PROTOCOLAR – As rotas protocolares são as vias que serão utilizadas pelas delegações para fazer a conexão entre os hotéis e a Arena Pernambuco. Um efetivo formado por 16 agentes de trânsito irá garantir a realização destes percursos.

PONTO DE VERIFICAÇÃO VEICULAR – Cerca de 30 agentes de trânsito, sendo quatro batedores, estão escalados para atuar nas imediações do Terminal Integrado de Cosme e Damião. O objetivo desta operação é realizar o bloqueio para que os veículos particulares não entrem em direção à Arena Pernambuco, garantindo o acesso apenas aos ônibus e veículos cadastrados. A ação terá início seis horas antes e termina três horas após as partidas que serão realizadas na Arena Pernambuco, nos dias 14, 20, 23, 26 e 29 de junho.

OPERAÇÃO MÉXICO – A Companhia disponibilizou oitos agentes de trânsito, sendo dois batedores, para realizar a escolta dos ônibus que estão realizando o deslocamento dos turistas mexicanos. São cerca de 3.500 turistas que estão desembarcado no Aeroporto Internacional dos Guararapes- Gilberto Freyre e estão se hospedando no hotel-navio, parado no Porto do Recife. A escolta dos ônibus também vai acontecer durante os jogos na Arena Pernambuco, do Porto do Recife até a BR-101, onde a escolta passa ser responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

CENTRAL DE ESCOLTA – A CTTU vai destinar 16 batedores para compor o efetivo da Central de Escoltas, que irá acompanhar o deslocamento dos árbitros da FIFA.

ESTACIONAMENTOS – Oito agentes de trânsito irão viabilizar o tráfego no entorno do estacionamento que irá funcionar no Parqtel e no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado na Avenida Mascarenhas de Morais.

AEROPORTO – Além do efetivo de que já opera no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, uma equipe formada por seis agentes irá organizar a circulação de veículos no local.

PORTO DO RECIFE – Com o intuito de organizar o trânsito no entorno do Porto do Recife, uma equipe formada por seis agentes de trânsito está monitorando o tráfego no local e organizando os estacionamentos dos ônibus que estão sendo utilizados para o deslocamento dos turistas.

FAN FEST – Diariamente, cerca de 30 agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres que circulam no Bairro do Recife, onde ocorre o evento. A operação vai acontecer durante os 25 dias de jogos da Copa do Mundo, que serão exibidos durante o evento.

CICCR – Quatro agentes de trânsito vão dar apoio ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que é composto por 33 órgãos sob a coordenação da Secretaria de Defesa Social (SDS). Entre as atribuições do Centro está o planejamento dos esquemas especiais para escolta de autoridades, árbitros e delegações, além do gerenciamento de cerca de mil câmeras de videomonitoramento.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário