segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dia Internacional da Tartaruga Marinha é comemorado com programação especial em Noronha

O pesquisador Felipe Bortolon faz trabalho com as tartarugas (Foto: Ana Clara Marinho)
Nesta segunda-feira (16), quando se lembra o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, a base do Projeto Tamar de Fernando de Noronha montou uma uma programação especial. As atividades vão desde a captura intencional até palestra e apresentação cultural. No início da noite, as 19h, tem música na Praça de Eventos do Tamar, no Boldró, com o DJ Tadeu. Em seguida, a partir das 20h, vai ser realizada uma palestra com a pesquisadora, Natália Albuquerque, no Auditório do Tamar, também no Boldró.

Logo após a palestra, é hora da apresentação do Circo Caracas e do corte do bolo na Praça de Eventos “O objetivo das atividades é envolver a comunidade local e os visitantes para despertar a importância da necessidade de preservar as tartarugas e também os oceanos”, afirmou Rafael Robles, coordenador do Tamar em Fernando de Noronha.

Foto: Ana Clara Marinho
Soltura na Praia do Forte-Bahia - A atividade celebrou a marca alcançada de 2 milhões de filhotes de tartarugas marinhas no mar por ano.



 Toda a programação faz parte das comemorações dos 30 anos do Projeto Tamar na ilha. A entidade conta com 22 bases em todo o Brasil e a base de Noronha é uma das mais importantes do País. O órgão chegou ao arquipélago em 1984 e comemora neste ano 30 anos. Anualmente, o Tamar protege e monitora cerca de 18 mil desovas em mais de mil quilômetros do litoral, com 900 mil filhotes liberados ao mar.O projeto ultrapassou a marca de dois milhões de filhotes protegidos no final da temporada de 2014. O Tamar possui 20 bases de pesquisa e 11 centros de visitantes em nove Estados brasileiros.



Saiba mais:




O Tamar iniciou suas atividades de pesquisa e conservação no arquipélago em 1984. O Centro de Visitantes de Fernando de Noronha foi inaugurado em 1996. Com o crescimento do turismo, no início da década de 90, Noronha se tornou um dos grandes destinos ecoturísticos nacionais e o Tamar decidiu instalar o CV para atrair e integrar esse fluxo crescente de pessoas aos programas ambientais locais, especialmente voltados para a temática marinha brasileira.


Museu Aberto da Tartaruga Marinha:





Painéis explicativos, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, silhuetas, exposições de esqueletos, maquetes e vídeos, apresentam as características biológicas, as principais ameaças à vida desses animais, seu complexo ciclo de vida e as atividades desenvolvidas pelo Tamar para sua conservação. Como chegar Para Noronha existem vôos diários partindo dos aeroportos do Recife ou de Natal e a viagem dura cerca de uma hora. O Centro de Visitantes do Tamar fica próximo a única rodovia da ilha, BR-363, no acesso a praia do Boldró. É muito fácil chegar e existem várias placas indicativas na BR 363.

Ingresso Grátis

 (Da Assessoria/ com G1 e DP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário