terça-feira, 3 de junho de 2014

Empreendimento cria a 'estrada solar

Um tipo de piso que pode ser usado em rodovias, estacionamentos, ciclovias, parques e calçadas. A energia captada pode ser aproveitada por residências e empresas e até para derreter a neve que fica acumulada nas vias. Os desenvolvedores buscam um valor de US$ 1 milhão para colocar o negócio no mercado, equivalente a R$ 2,2 milhões.
Até agora, e ainda faltam mais de 20 dias para a ação terminar, eles já arrecadaram quase 65% do objetivo inicial. Mais de 38 mil interessados na novidade contribuíram com pequenos valores. O Solar Roadways é um sistema de pavimentação modular de painéis solares que podem suportar caminhões pesados – até 114 toneladas, segundo os desenvolvedores.
Além de captar energia, o piso pode ter LEDs internos que brilham. Isso pode ajudar a iluminar as faixas que demarcam as pistas das ruas ou as vagas do estacionamento de uma lanchonete.
O projeto nasceu há oito anos em Sagle, no estado de Idaho nos Estados Unidos. Scott Brusaw e Julie Brusaw, donos do produto, já têm contrato com o Federal Highway Administration (FHWA), agência que faz parte do departamento de transportes dos estados Unidos e cuida das estradas do país. Os empreendedores receberam um aporte inicial do órgão e agora buscam mais dinheiro para produzir o material que será usado em um protótipo de um 'estacionamento solar'.

Um vídeo está postado no youtube onde o casal mostra a experiência. A versão é em inglês:

http://pme.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário