terça-feira, 10 de junho de 2014

Entrevista coletiva nesta terça (10) às 11h vai falar sobre o planejamento da segurança do País durante o Mundial

O Ministério da Justiça publicou uma portaria no Diário Oficial da União definindo instruções para impedir entrada no Brasil de torcedores envolvidos em casos de violência em estádios ao redor do mundo. Segundo o texto, os servidores com atuação no controle fronteiriço e em atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração aplicarão a medida de impedimento de ingresso no território nacional a todo estrangeiro cujo nome conste do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos como "membro de torcida envolvido em violência em Estádios". Para garantir a segurança no Mundial em todo o Brasil, a Interpol recentemente fez um trabalho específico voltado para torcedores com histórico de violência em eventos esportivos.
A Argentina, por exemplo, disponibilizou à Polícia Federal brasileira uma lista de pessoas proibidas de frequentar estádios por casos de confusões nos estádios da nação vizinha. Já foram identificados 2.100 torcedores argentinos que estão banidos de seus estádios e que serão deportados se tentarem entrar no Brasil. No caso da Inglaterra, que impede o repasse de nomes, a própria polícia do país irá confiscar o passaporte dos torcedores violentos para impedir que eles viajassem ao Brasil.

Centro de Cooperação Internacional 

Cada país classificado para a Copa do Mundo enviou em média sete policiais para atuar junto à Polícia Federal durante a competição. Ao todo são 2.305 representantes de 37 países, 31 de seleções classificadas para o mundial e outras seis nações convidadas para cooperar nas seguranças dos jogos, além de agencias internacionais, como a Interpol. Parte das equipes vai viajar com as seleções para colaborar com polícia brasileiro na segurança dos estádios durante as partidas. Os policiais estrangeiros não podem andar armados e não têm poder de polícia, porém podem utilizar uniformes para serem facilmente identificados por suas torcidas. Demais integrantes ficam fixos no centro de coorperação internacional da sede da Polícia Federal em Brasíla (DF).

Na sala, policiais estrangeiros acompanharão em tempo real o movimento nos estadios e deslocamentos de cada seleção. "É um trabalho preventivo visando evitar algum tipo de problema mais fgrave, pcrincipalmetne com quem já tem essa tendência a atos mais violentos", disse o representante da Interpol, Luiz Eduardo Navajas O governo federal investiu R$ 20 milhões na construção do Centro de Cooperação Internacional vai continuar funcionando após a disputa da Copa do Mundo. Segurança na Copa Nesta terça (10), às 11h haverá uma entrevista coletiva sobre o planejamento da segurança do País durante a Copa do Mundo de Futebol.

A entrevista será no Rio de Janeiro, no Centro Aberto de Mídia, e pode ser acompanhada no player disponibilizado no link : http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2014/06/ministerio-define-regras-para-impedir-entrada-de-torcedores-violentos-no-pais

Brasil.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário