terça-feira, 8 de julho de 2014

Copa: fim ou começo? Merecemos mais!!!

Na derrota é comum ao ser humano buscar ou eleger um culpado. Parece que ali consegue dar sentido ao que aconteceu. Mas penso e acredito que o vilão e a vítima são partes de uma mesma história. Não foi agradável para o brasileiro assistir a uma derrota tão vergonhosa pela quantidade de gols, mas quem disse que teríamos que ser campeões? Numa batalha quem é que vence? O comum é o forte superar o mais fraco e essa fraqueza, nem sempre está ligada à força. Pode estar amparada em questões múltiplas como foco, determinação, treinamento, habilidades, inteligência emocional, concentração. Gostaria de soltar o grito e dizer Brasil campeão, mas sei que isso seria apenas um momento. Sabemos das deficiências e da emoção que domina a razão.

Por isso não ouso eleger um único culpado para um desfecho mais do que previsível. Acho que até chegamos longe demais. Somos vitoriosos hoje como anfitriões que, apesar de todas as cenas de corrupção, insatisfações com os políticos, abrimos nossos braços, recebemos com acolhimento e mostramos que somos gigantes na generosidade. Os turistas, com certeza, conheceram um país com suas mazelas espalhadas em centros urbanos complicados pela falta de planejamento, mobilidade urbana, segurança, entre tantos outros problemas. Mas esses estrangeiros saem daqui levando a energia dessa brasilidade que tem suas nuances em cada região.

Foi bonito ver a acolhida, o respeito ao adversário. Assumimos a Copa, mesmo sabendo que mais do que um país vitorioso pelo seu futebol precisamos é de um governo que garanta recursos básicos; que proteja crianças, adultos e idosos. Por isso, a vitória da Seleção Brasileira, seria apenas um alento num país que precisa fazer sua torcida sorrir, comemorar, não apenas por um resultado de campeonato, mas por vitórias e gols emplacados na qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário