quinta-feira, 10 de julho de 2014

Eleições 2014: Planos de governo dos principais candidatos não trazem soluções para os principais problemas

A três meses das eleições presidenciais, os planos de governo dos principais candidatos não elucidam como serão tratados os maiores problemas do país: o aumento da inflação, a deterioração da política fiscal e a estagnação da economia.

Em seu plano de governo, Dilma Rousseff declara que “será intransigente no combate à inflação”. No entanto, a presidente não informa quais as medidas que tomará para isso. O candidato do PSB, Eduardo Campos, sequer menciona o tema.
O único candidato a apresentar um plano mais detalhado é Aécio Neves (PSDB), que propõe a redução da meta da inflação, atualmente estabelecida em 4,5%, bem como em sua margem de tolerância, fixada em dois pontos percentuais para cima ou para baixo.


Aécio também é o único candidato a apresentar um plano para a política fiscal do país. Entre as medidas que o tucano se compromete a tomar está a realização superávits primários (economia feita pelo governo para pagar os juros da dívida pública) e o controle dos gastos públicos.

Dilma, por sua vez, não diz como vai fazer para reverter a situação fiscal do país, limitando-se a dizer que o PT tem como alicerce “o fortalecimento de uma política macroeconômica sólida e o rigor fiscal”. A equipe econômica da presidente é acusada de adotar uma política fiscal expansionista que fez os gastos públicos dispararem e contribuiu para o aumento da inflação.

Eduardo Campos também aborda de forma vaga a questão da política fiscal. Em seu plano de governo, o candidato afirma que “a condução da política econômica requer planejamento de médio e longo prazos” e fala sobre a importância de se implantar no Brasil um plano de crescimento com sustentabilidade.

Fontes: O Globo-O desafio dos presidenciáveis de conter a inflação brasileira






















Nenhum comentário:

Postar um comentário