sábado, 5 de julho de 2014

Especial: Afogados da Ingazeira - 105 anos de História

A partir de hoje, e pela próxima semana publico uma série de reportagens feitas em Afogados da Ingazeira(PE), cidade que completou no dia 1 de julho, 105 anos de emancipação política. O aniversário foi comemorado em alto estilo com a entrega de obras e serviços, e com a realização da 10ª Expoagro, evento que movimentou a economia e o lazer da região. Nesta primeira reportagem um pouco da história do município que cresce a cada dia e que faz do afogadense ter orgulho do seu berço natal.


(Foto: Acervo Fernando Pires)


“Guimarães Rosa já disse que Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar”.


Origem: De fazenda a município, caminhos do desenvolvimento

No Sertão do Pajeú, a quase 400 km da capital Recife (PE), está localizada a cidade de Afogados da Ingazeira. Registros históricos mostram que o município teve origem numa antiga fazenda que pertencia a Manuel Francisco da Silva, que em 1836 construiu a 1ª capela, denominada Senhor Bom Jesus dos Remédios e que atualmente é a Igreja matriz da cidade.

O nome carrega a lenda de um casal de viajantes que durante uma enchente, ao tentar atravessar o rio Pajeú, que corta a cidade, teria sido arrastado pela correnteza e os corpos encontrados embaixo de um pé de árvore ingazeira. Outra versão também relata que, como o município era distrito da cidade de Ingazeira, e já existia uma comunidade, no Recife, chamada "Afogados", terminou incorporando o nome de Ingazeira ao seu nome. Daí o nome Afogados da Ingazeira.

Em 1836, através da lei provincial de Nº 023 de 09 de Junho, a freguesia de Ingazeira é criada, sendo posteriormente, em 1852, elevada a categoria de vila e desmembrada do município de Flores. Sua instalação, entretanto, somente veio a ocorrer no dia 12 de maio de 1853. Todavia, em 1879, a cede da referida vila foi transferida para a povoação de Afogados, que também ganhou o status de vila. Deste modo, a união da povoação de Afogados com a freguesia da Ingazeira, ascendeu para a categoria de cidade através da Lei Estadual de Nº 99 de 01 de julho de 1909.

O desenvolvimento da cidade tem marco a partir de década de 50 com a instalação da Diocese, da Rádio Pajeú de educação popular, da ampliação da rede de estabelecimentos de ensino. Nas décadas de 60 e 70, desponta como polo, passando a sediar órgãos de desenvolvimento regional.


Administrativamente, o município é formado por vários povoados como os de Carapuça, Queimada Grande, Pintada, São João, Alto Vermelho, entre outros. Está situado na microrregião de Pajeú, estado de Pernambuco. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 35.416 habitantes, mas levantamento recente feito por agentes de saúde mostra que esse número já atinge a casa dos 39 mil.

É considerado o segundo principal centro comercial do Vale do Pajeú. Abriga diversos órgãos públicos como a Gerência Regional de Educação, a Gerência Regional de Saúde, o 23º Batalhão de Polícia, o TG 07-020 sétima região, o Sassepe, o Hospital Regional, a 24º Ciretran Especial, entre outros, além de possuir instituições de nível superior e abrigar a Diocese de Afogados da Ingazeira, única de sua microrregião. É também a única cidade pernambucana com menos de 50.000 habitantes classificada pelo IBGE como Centro Subregional B, devido sua rede de influência.  “ Afogados é polo de educação e saúde, só perde na região para Serra Talhada e Arcoverde. Temos faculdades, escolas públicas  particulares, Ensino à Distância. Também destaco a construção civil. Os bairros crescem de forma galopante”, destaca o vereador Augusto Martins (PTB), presidente da Câmara de Vereadores e, também, professor de História.




Datas Históricas


(Acervo/Fernando Pires)


05 de maio de 1852: A Lei Provincial nº 259 criou o Município de Ingazeira, com território desmembrado do município de Flores. ( foi instalado em 07 de janeiro de 1853).

12 de maio de 1879: O Distrito de Afogados foi criado por força da Lei Provincial nº 1403. O Município foi criado por força da Lei Provincial nº 1403. Essa mesma Lei tornou ingazeira parte integrante do município de Afogados.

05 de julho de 1883: A Lei Provincial nº 1761, retornou Ingazeira a condição de cidade, depois revogada pela Lei Provincial nº 1827 de 28 de junho de 1884.

16 de novembro de 1892: Refere-se ainda à criação do Distrito de Afogados a Lei Municipal nº 01.

01 de julho de 1909: A Lei Estadual nº 991 concedeu foros à vila de Afogados, que passou a ser tratada como Afogados da Ingazeira, em virtude de já existir em Recife a freguesia de Afogados.

31 de dezembro de 1948: Por força da Lei Estadual nº 418, perdeu os distritos de Tabira, Solidão, Ingazeira e Tuparetama.

A Comarca de Ingazeira foi criada pela Lei Provincial nº 1260 de 26 de maio de 1877.


Economia: Um comércio pujante

Quem mora em Afogados da Ingazeira diz que de lá não quer mais sair. Os apelos de uma cidade grande não superam a tranquilidade raiz da cidade. E, não é por menos. O comércio é próspero, seja nos setores vestuário, automobilístico, material de construção, supermercados. Conta com cinco bancos, e distribuidoras que abastecem cidades vizinhas. Historicamente, sua economia, teve como base a  pecuária de corte (bovinocultura e caprinocultura) , o plantio de mandioca, frutas, milho, além da avicultura.

Venda de produtos orgânicos
Agroecologia - O cultivo de orgânicos tem crescido graças ao total apoio da Diaconia,  uma organização social brasileira, sem fins lucrativos e de inspiração cristã, que tem por objetivo a promoção da justiça e do desenvolvimento social. Atualmente, mantém unidades no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Onze igrejas estão diretamente ligadas à atuação da Diaconia, desde a sua fundação em 1967. Em Pernambuco, atua nas regiões metropolitanas de Recife e Olinda, Territórios Sertão do Pajeú, Sertão Central, Submédio São Francisco. As famílias são beneficiadas com uso de tecnologias de  convivência com o semiárido, construções de cisternas calçadão e enxurrada, capacitações, uso racional da água, o consumo sustentável e o levantamento das demandas existentes nas regiões.
Em Afogados da Ingazeira, todo sábado, dia da feira municipal, é possível comprar produtos sem agrotóxicos, fresquinhos. Mas é preciso madrugar. O movimento já começa pelas 4h, com clientela garantida.

Todo sábado é dia de feira municipal 


Reconhecimento

Foto: Divulgação
Um orgulho para o prefeito José Patriota e para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi receber esse ano, em Brasília(DF) o  Prêmio Nacional "Curta Histórias", promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Unesco e a Fundação Palmares. A Escola Pública Municipal Francisca Lira venceu o concurso concorrendo, na etapa final, com escolas públicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O prêmio veio através da votação do júri técnico formado por especialistas indicados pelo MEC. Eles escolheram como vencedor o vídeo "A educação é a arma mais poderosa", com 1min e 11 seg, produzido pelos alunos Antônio Fernando de Alcântara, José Luiz da Silva e Paulo José da Silva, sob a coordenação da Professora Aline Maria.

Em sua segunda edição, o prêmio teve como tema este ano "Personalidades Negras". A Prefeitura de Afogados da Ingazeira ofereceu aos alunos oficinas de audiovisual, onde eles puderam obter noções de produção, elaboração de roteiro, enquadramento, edição, dentre outros elementos da linguagem de vídeo, de modo a que pudessem expressar com mais propriedade suas ideias.


Foto: CNM - Confederação Nacional dos Municípios


"É o reconhecimento do talento do povo afogadense. Com o apoio da Prefeitura, esses alunos conseguiram levar o nome de Afogados para além das fronteiras de Pernambuco, mostrando a importância da educação como ferramenta de transformação," avaliou José Patriota.






Para assistir ao vídeo produzido pelos alunos da Escola Francisca Lira, assim como os demais concorrentes, basta clicar no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Mpp2NgBVqvE

Saúde

Na área de saúde a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira universalizou a atenção básica. Agora, 100% de seu território integra a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). Para melhorar a qualidade do atendimento a Secretaria de Saúde tem buscado estar mais próxima das comunidades, urbanas e rurais. O Secretário de Saúde, Artur Amorim, juntamente com sua equipe, tem visitado as comunidades como a de Queimada Grande e Capoeiras.

Indústria

Na industria se destacam: - Móveis São Carlos, Magno Móveis, principais industrias de móveis do Estado, transformam Afogados em um importante polo na fabricação de móveis, além do pequenos industriais e do recente inaugurado Polo Moveleiro.

- INVESA (Industria de Vestuário do Nordeste) a Maior planta industrial de confecções de Pernambuco, que ficou parada por 10 anos, tem suas atividades retomadas por empresários do polo têxtil do agreste, o que possibilitará Afogados e o Pajeú em novo polo têxtil.

- Serrote Redondo, industria de avicultura, processamento industrial para fabricação de congelados de frangos.

- Mineradora Rostale.

- Industrias de Metal-Mecânica, entre elas a Serralharia Modelo, contado a cidade com pequenas fábricas deste segmento, o que faz com que a cidade tenha um acentuamento neste ramo de atividade


Veja na segunda-feira(7) mais uma reportagem desta série:


 "Conversa com agricultores. Nem a aposentadoria os deixa longe do ofício de plantar".



Barragem de brotas volta a receber água, mas ainda precisa de muita chuva.






Fontes consutadas:
Fonte: cnm.org.br
wikipedia.org
Fernando Pires
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Afogados da Ingazeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário