quinta-feira, 31 de julho de 2014

Problema técnico suspende emissão de visto americano em todo o mundo

O serviço de emissão de vistos americanos em todo o mundo está suspenso por tempo indeterminado e a Embaixada dos Estados Unidos recomenda aos brasileiros que, se possível, adiem sua viagem para o país caso ainda não tenham obtido o visto de entrada.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado, a emissão de vistos e de passaportes ocorre com capacidade reduzida “e será assim até que os documentos sejam processados”.  Um texto oficial em inglês afirma que uma atualização de software ligado à emissão de vistos e passaportes começou a apresentar problemas significativos de desempenho. A causa principal ainda não foi encontrada, mas, segundo o governo americano, “os esforços estão focados em trazer o sistema de volta às operações normais”. Uma página com perguntas e respostas foi elaborada pelo serviço americano para auxiliar o turista (leia, em inglês).

Apesar da falha, o funcionamento nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), onde é realizada a primeira etapa da documentação, continua normal. Os agendamentos podem ser feitos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Atualizações sobre a retomada do serviço deverão ser postadas no site www.travel.state.gov. Candidatos ao visto também serão avisados por e-mail.

Viagens perdidas não serão reembolsadas

Segundo a nota, o Departamento de Estado não vai reembolsar possíveis despesas de quem dependia do visto para viajar e, por não tê-lo, tiver perdido voos. “Sempre temos o cuidado de avisar aos viajantes de não fazer planos até que tenham um visto em mãos. Mesmo com o banco de dados funcionando normalmente, pode haver atrasos na impressão”, explica a nota.

Sobre vistos para estudantes, o Consulado afirma que se compromete em emiti-los a todos os alunos de qualificações e intercambistas. Ainda de acordo com a nota, pessoas que são isentas desta necessidade e aqueles que já tem a autorização para entrar nos EUA não são afetados.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário