quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Educação: Programa de ensino gratuito de inglês recebe inscrições

Divulgação/Câmara de Blumenau
O prazo para as inscrições on-line do programa de ensino gratuito de inglês foi prorrogado até as 12h da próxima segunda-feira (15). Há mais de 6 mil vagas distribuídas em 43 universidades federais credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi).

A carga horária presencial é de quatro aulas de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais. Os cursos abordam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a preparação para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa. A duração dos cursos varia de 30 a 120 dias, conforme a proposta pedagógica de cada NucLi.

As regras e o cronograma do processo seletivo da edição setembro/2014 do programa foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, no dia 22 de agosto. Confira o edital completo.

Quem pode participar?


Somente poderão participar dos cursos gratuitos presenciais de língua inglesa alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas com o NucLi.

Esses alunos devem ser participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas com até 48 horas de antecedência à inscrição junto ao NucLi. O aluno deverá ter concluído até 90% do total de créditos de seu curso.

O candidato poderá realizar apenas um curso por vez e sua inscrição terá a validade correspondente à duração do curso para o qual foi inscrito. Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidatos às vagas ofertadas, mas caberá ao aluno classificado adquirir seu próprio material didático.

Classificação

Terão prioridade na classificação dos candidatos aqueles que sejam alunos de graduação de cursos elegíveis ao programa de mobilidade internacional e aqueles que tenham se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenha obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação.

Também terão prioridade na hora da classificação os alunos que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso, com maior índice de rendimento acadêmico conforme parâmetros definidos pela própria universidade.

Candidatos com perfil de bolsistas ou ex-bolsistas do programa de incentivo à iniciação científica de qualquer curso de graduação também terão prioridade.

A carga horária presencial é de quatro aulas de 60 minutos, em pelo menos dois encontros semanais, e os cursos abordam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a preparação para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa. A duração dos cursos varia de 30 a 120 dias.

Exame de proficiência

Continuam abertas as inscrições para a aplicação diagnóstica Toefl/ITP, por meio do programa de ensino gratuito de inglês . Os exames Toefl/ITP são voltados para os alunos de graduação, mestrado e doutorado das universidades federais, institutos federais e universidades estaduais credenciadas.

Também podem participar servidores e professores das universidades federais e dos institutos federais; alunos de centros de pesquisa cadastrados junto à Fundação Capes, e alunos candidatos a editais do Programa de mobilidade internacional. As inscrições permanecem abertas até 24 de novembro.

O programa de ensino gratuito de inglês foi elaborado a partir da necessidade de aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades internacionais por meio do programa de mobilidade internacional.

Fonte:
Portal Brasil com informações da Imprensa Nacional e Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário