sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mandalas - aprenda sobre essa arte milenar que alimenta a alma e embeleza a vida



Elas são geométricas, coloridas, instigam a imaginação e são como frutos de uma criatividade peculiar a cada ser. As Mandalas chamam atenção bela beleza, além de produzir muitos efeitos terapêuticos. A psicóloga e Terapeuta Holística, Alexandra Pinheiro tem ensinado muita gente a se beneficiar do poder dessa arte mágica que se propaga por gerações. O Blog Prisma Luz conversou com a Alexandra e traz uma entrevista bacana onde ela fala sobre mandalas. E, para quem se interessar tem um curso agendado que vai acontecer nos dias 15 e 16 de novembro.

Prisma Luz - Quem é Alexandra Pinheiro?

Alexandra Pinheiro. Foto: arquivo pessoal
Alexandra Pinheiro - Sou Psicóloga e Terapeuta Holística há 8 anos. Trabalho com Reiki, Aurículo Acupuntura , Argiloterapia ,
Ho´oponopono, enfim tudo que envolve o campo, a frequência energética, na intenção de cura seja por uma mudança de perspectiva, de olhar , de pensamento, frequência. Existe muito amor no que faço. Desde pequena comecei minhas pesquisas. Tudo o que é belo, geométrico, matemático, colorido me atrai. Antes das terapias integrativas, trabalhava com bijuterias e sempre curti trabalhos manuais e arte em geral como pintura, música, dança. Tudo isso tem um potencial de cura fora do comum. Sinto o benefício e sei de forma prática como promover esse bem estar. Como foi com a Psicologia, com as bijuterias, como é com as terapias ,a confecção das mandalas gera um poder curativo, reativa o potencial criativo e expande nossas possibilidades mentais , energéticas e psicomotoras.

PL - Mas o uso das Mandalas remonta muito tempo. Onde você se inspirou?

AP - O uso das Mandalas está em várias civilizações desde o início dos tempos, nas cavernas em desenhos rupestres, nas Mandalas tibetanas, nas formas de arte e meditações orientais , na arte tanto oriental com ocidental. Isso sem falar que as formas geométricas e mandálicas estão em tudo, na natureza , no espaço , no Cosmo. Já viram alguma foto do telescópio Hubble, das galáxias e nebulosas ? São, em sua grande maioria , lindas Mandalas. Fazem parte da geometria sagrada que está em nós em e em tudo na criação divina. Acho isso incrível e lindo !

PL - O que podemos entender sobre as técnicas?

AP - As técnicas mais comuns utilizadas nos processo terapêuticos com as Mandalas são as pinturas, e ou desenhos , colagens , mosaicos , visualizações. Nesta Oficina que estamos oferecendo o trabalho é realizado através da técnica de tecelagem dos indios Huichol do México, também conhecida como Ojos de Dios , Si'kuli. Depois que comecei a fazer as mandalas, simplesmente encantada com as possibilidade geométricas e o efeito meditativo e curativo que me trazia, comecei a pesquisar e achei o povo Huichol. Fiquei ainda mais encantada. As Mandalas deles são dedicadas à Naaliwa'mi Si'kuli Tti que é a Deusa protetora das crianças e das flores. Nesta tradição é considerada um talismã e se relaciona com os ciclos da vida na natureza aos ciclos do sol , da lua , da chuva do crescimento dos vegetais E o centro da Mandala, como em outras tantas tradições, que também fazem uso dela, está o nosso eu e a nossa conexão com o divino. Si' kuli na língua Huichol significa "O poder de ver e compreender as coisas desconhecida, ver as coisas como elas realmente são.

PL - Como será a próxima oficina?

AP - No curso, vamos aprender a tecer harmonia pra nossas vidas. A tecitura é sempre feita pra frente, neste sentido. Quero que as pessoas possam experimentar o aprendizado, sabendo que com essa tecitura, colocando a intenção, escolhendo cores, estão tendo ali uma projeção delas, do que querem curar em suas vidas, do amor que possuem e projetam aos outros, do estimulo ao potencial criativo que cada um tem e a nossa auto estima também, porque é incrível terminar uma mandala e ver a beleza de sua criação !!!


PL - Quem pode participar?

AP - Todo mundo que queira aprender a tecer e vivenciar esta arte e terapia, inclusive terapeutas , arte terapeutas, artesãos , pessoas com e sem habilidades manuais, mas que queiram começar a desenvolver este potencial. O último curso ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro e foi fantástico. Quem quiser experimentar essa arte, expandir seu campo de conhecimento pode nos procurar pelo telefone (81) 9147 4236 Claro e (81)9699 7522 Tim. A próxima Oficina de Mandalas vai acontecer nos dia 15/11 das 9h às 18h e no dia 16/11 das 9h às 12h. Nela aprenderemos a tecer Mandalas de 50 cm com 8 lados. O investimento é de R$180,00 ou em 2 vezes de R$100,00. Isso inclui material , apostila , almoço e coffee break.

Local: Rua Sebastião Ribeiro da Silva, 198 Bom Sucesso - Olinda(PE) Imperdível !!!! Contatos pelo e-mail xandapinheiro@gmail.com
Facebook:.https://www.facebook.com/alexandra.pinheiro.9634

Nenhum comentário:

Postar um comentário