quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Novos programas no YouTube vão apoiar pequenos negócios

A partir desta quinta, 9 de outubro, um novo portal do Sebrae no Youtube vai oferecer aos empreendedores uma programação inovadora e variada para apoiar, de maneira leve e divertida, os pequenos negócios. Neste dia em que o Sebrae completa 42 anos, o portal apresentará quatro novos programas, dois de periodicidade semanal e dois de frequência mensal. O canal vai oferecer aos microempreendedores individuais (MEI) e às micro e pequenas empresas, dicas de gestão e novas idéias de negócios.

Hoje, o Portal reúne vídeos produzidos principalmente para eventos ou divulgação publicitária. A nova programação se propõe a repaginar o espaço do Sebrae no YouTube, que passará a ser um espaço de exibição periódica de conteúdos de interesse dos donos de pequenos negócios. Em pauta, entrevistas, dicas sobre temas diversos, reportagens e até encontros inusitados entre empresários.

“Trabalhamos para ver o MEI se tornar microempresário, como aconteceu com a lanchonete da Rocinha, e transformar microempresas em pequenas empresas”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Os novos programas do Sebrae no Youtube reforçam nossa missão de fomentar o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios, e de uma maneira atraente para empresários e potenciais empreendedores”, acrescenta. Os novos programas poderão ser retransmitidos por emissoras conveniadas com o Sebrae.
A primeira novidade da programação do Sebrae no Youtube será o “10 dicas para...”, um programa curto, com até 1min30 de duração. Às quintas-feiras, o programa vai tratar de assuntos relacionados a todos os perfis de públicos atendidos pelo Sebrae – potenciais empresários, MEI, produtores de pequenas propriedades rurais, entre outros. O primeiro vai apresentar dicas para comércio eletrônico.


O segundo conteúdo semanal será o “Curta Sebrae”, série de cases temáticos, que contará com a experiência do apresentador Fred Lessa. A primeira temporada apresentará cases de turismo, apresentando empresas de sucesso nos ramos de bares, restaurantes e meios de hospedagem. Todas as terças-feiras, um novo vídeo de até 5 minutos vai falar de temas como a classificação, pela Anvisa, de bares e restaurantes em relação à segurança alimentar e o Programa Alimento Seguro (PAS), que sensibiliza os empreendedores para as boas práticas de higiene, manipulação, produção e armazenamento de alimentos.

As outras duas novidades, de periodicidade mensal, são os programas “Papo de Especialistas” e “Afinidades”. O primeiro vai mostrar, na primeira sexta-feira do mês, a conversa entre um empresário e um especialista, com duração em torno de meia hora. O primeiro programa vai tratar de empreendedorismo.

Já o “Afinidades”, no formato de doc reality, será veiculado na última quarta-feira do mês. O programa vai promover encontros surpresa entre dois empresários, com a intenção de estimular a troca de experiências entre os participantes. O primeiro episódio vai reunir dois empresários do setor de alimentos: André Luiz Martins, da lanchonete Mega Lanche’s na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e Julio Monteiro, da MegaMatte, uma das maiores redes do Brasil em alimentação mais saudável. A Megamatte completa 20 anos em 2014 com 113 unidades distribuídas em cinco estados.

O ex-mototaxista André Luiz assumiu a Mega Lanche’s em 2012, em sociedade com o antigo proprietário. A virada da empresa aconteceu quando eles passaram a oferecer entrega em domicílio na favela. Setenta por cento dos pedidos são feitos pela página da empresa no Facebook. O sucesso fez com que André Luiz deixasse de ser microempreendedor individual (MEI) para se tornar um microempresário com nove funcionários. O sonho dele é espalhar a marca em outras comunidades por meio do modelo de franquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário