sábado, 7 de junho de 2014

BioLogicus estreia na Naturaltech e apresenta ao mercado novidades probióticas

O presidente da BioLogicus, Djalma Marques com a estudante de Marketing
e Publicidade, Raquel Fonseca
A empresa pernambucana BioLogicus, especializada em probióticos, participa em São Paulo pela primeira vez da 10ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, a Naturaltech, única no Brasil de negócios voltada para o segmento de produtos naturais, e que amplia as oportunidades de produtores e fabricantes.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Turistas contam com novo aplicativo que cria roteiros pelo Brasil, o Fellow Trip.

Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existe. Para facilitar a vida do visitante, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério do Turismo lançaram nesta o aplicativo Fellow Trip. A nova ferramenta será um “parceiro de viagem” do turista que visitar o Brasil. “A ideia é que o aplicativo faça jus ao nome, sendo um companheiro de viagem, dando dicas, informações, localização e entregando uma sugestão de roteiro de acordo com o perfil do usuário, para que ele possa aproveitar ao máximo sua estadia no Brasil,” explica o presidente da Embratur, Vicente Neto.

Comando Militar do Planalto apresenta viaturas e equipamentos para ações de defesa durante a Copa


O Comando Militar do Planalto (CMP), integrado a organizações da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e dos Órgãos de Segurança Pública, realiza neste domingo, dia 8 de junho, a partir das 11h00, a concentração de pessoal, meios e material de Defesa e Segurança visando os eventos da Copa do Mundo, na Capital Federal. Na ocasião, serão apresentados à imprensa, na avenida do Exército, Setor Militar Urbano, os militares, viaturas e equipamentos que serão empregados nas diversas ações do Eixo Defesa, coordenado pelo CMP e executado no modelo interagências.

Exército recebe lançadores de foguetes produzidos no país

Desenvolvidas com tecnologia nacional, as primeiras nove viaturas lançadoras de foguetes Astros MK6 foram entregues hoje (6) ao Exército. Capazes de lançar mísseis e foguetes táticos e teleguiados, com precisão e alcance de 300 quilômetros, os veículos poderão ser usados na proteção das fronteiras do país. A encomenda é de 50 viaturas.

Movimentos sociais organizam eventos alternativos para dias de partidas da Copa

Cerca de 150 pessoas se reuniram hoje (6) na Cinelândia, no centro do Rio, durante o amistoso entre Brasil e Sérvia – última partida da seleção brasileira antes da Copa do Mundo, para lançar a mobilização social programada para o megaevento esportivo. O ato foi chamado de ManiFest – território livre da Fifa, e transmitiu o jogo do Brasil. O integrante do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro Gustavo Mehl disse que o fato de vários movimentos sociais denunciarem problemas relacionados à realização da Copa do Mundo não significa que os participantes sejam contra o futebol ou a seleção brasileira.

Professores fazem greve de fome em Xinguara/PA

Pelo menos oito professores da rede municipal de educação do município de Xinguara, no interior do Pará, estão em greve de fome há quatro dias. Eles protestam em frente ao prédio do Ministério Público, contra a intervenção do órgão nas negociações dos professores em greve com a prefeitura do município.

É tempo de forró!!!

Chegou uma das melhores épocas para o nordestino que gosta do chiado da chinela. O forró já toma conta de ruas, avenidas, praças, pátios. Sanfona, triângulo, zabumba fazem o tripé de um ritmo que tem cheiro de gente, e pó de alegria. Em Pernambuco a festa é grande, assim como na Paraíba e outros estados. Um forró plural que conquistou grandes arraiais.  As novas gerações se incorporam a esse ritmo que faz parte de uma cultura enraizada. É tempo de dançar mais, e degustar as delícias de milho. É uma festa contagiante e que presta reverência a Santo Antônio, São João e São Pedro. É tempo também de simpatias e crendices populares. Tempo de balões e fogos.

Brasília iluminada de verde e amarelo para a Copa do Mundo

Assim está na capital federal:


Imagens: EBC

Forte esquema de segurança marca chegada das seleções da Itália e da Holanda

Faltando seis dias para a abertura da Copa do Mundo, as delegações da Holanda e da Itália desembarcaram, no início da manhã de hoje (6), na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, e logo se dirigiram aos ônibus que estavam na pista de pouso. Com o auxílio de forte esquema de segurança, incluindo policiais batedores, os atletas seguiram para seus hotéis. A delegação holandesa está hospedada no Ceasar Park, em Ipanema. O hotel não fez restrição à hospedagem de pessoas que não pertençam à equipe, ao contrário do Portobello Resort e Safari, em Mangaratiba, na Costa Verde, que está fechado para hospedagens entre os dias 1º de junho e 14 de julho. Lá será a concentração da Itália.

Marília Arraes retira pré-candidatura a deputada federal

A vereadora Marília Arraes (PSB) anuncia logo mais, durante coletiva de imprensa na capital pernambucana, a decisão de retirar sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados. Informações de bastidores dão conta que a socialista não teria conseguido reunir o mínimo de apoios possível para viabilizar sua candidatura e inserir-se no time titular da Frente Popular de Pernambuco.

Dilma perde em pesquisa, mostra Datafolha

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (6), no site do jornal "Folha de S.Paulo", pesquisa de intenção de voto para presidente da República neste ano. A pesquisa indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 34% das intenções de voto, contra 35% dos 11 demais candidatos somados. O segundo colocado na pesquisa é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 19% das intenções de voto. Em terceiro lugar, aparece o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 7%. No levantamento anterior do Datafolha, realizado em maio, Dilma tinha 37% das intenções de voto. Aécio ficou 20% e, Campos, 11%.

Receita publica Guia Aduaneiro para Copa nas versões inglês e espanhol

A Receita Federal publicou hoje (5/6) o Guia Aduaneiro para a Copa do Mundo nas versões inglês e espanhol, além da versão em português. O guia foi elaborado com base na Lei da Copa (Lei nº 12.350, de 2010) e em diversas normas tributárias e aduaneiras e tem como objetivo informar sobre os procedimentos aduaneiros a serem utilizados na Copa do Mundo de 2014. As orientações se destinam às delegações estrangeiras de futebol e a entes que participam da organização e execução dos eventos, mas também, aos profissionais de imprensa não residentes no Brasil, quando trouxerem do exterior equipamentos profissionais para a cobertura jornalística do evento.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cultura - Cais do Sertão

Um dos mais modernos equipamentos culturais do país, o Cais do Sertão, instalado no local do antigo Armazém 10 do Porto do Recife, é bem mais que um museu para abrigar e reverenciar a obra de Luiz Gonzaga. Ao trazer para a beira do mar de Recife um pouco do solo rico e generoso da cultura popular tradicional do nordeste brasileiro, ele se constitui como um espaço de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e vivências. Utilizando os mais variados e inovadores recursos expositivos e tecnológicos, num diálogo entre a tradição e a invenção, o espaço proporciona aos visitantes uma experiência de imersão no belo e sofrido universo sertanejo - origem e fonte de inspiração gonzaguiana- em toda a sua diversidade e complexidade.

Conheça e veja horários de visitação: www.curtapernambuco.com.br


Projeto Curta Pernambuco invade Recife e Porto de Galinhas com blitzes de engajamento para a Copa

A rede social de promoção turística Curta Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizará entre os dias 5 e 30 de junho diversas ações para mostrar ao turista da Copa do Mundo o quanto os pernambucanos são receptivos. A ideia também é fazer a população local entrar no clima do mundial. Estão previstas ações de rua no Bairro do Recife, ciclofaixa, praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas, Shopping Recife, Parque Dona Lindu e em bares e restaurantes das zonas Norte e Sul do Recife. Serão pouco mais de 750 mil pessoas interagindo com o projeto, entre ações on e off-line.

Centro da capital recebe sons das sanfonas, triângulos e zabumbas na Caminhada do Forró

(Foto: Suzan Vitorino)
A Caminhada do Forró abriu nesta quinta (5) as festividades juninas na cidade do Recife. Foram 80 sanfoneiros, 10 zabumbeiros e 10 triangulistas arrastando uma multidão de mais de 50 mil pessoas na festa nos forrozeiros que compareceram à Rua da Moeda, bairro do Recife Antigo para dá o pontapé inicial no ciclo junino.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Campos defendeu aliança com pré-candidato ligado ao agronegócio no MS

 (Foto: Clara
Velasco)
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, participou nesta quinta-feira (5), ao lado de sua candidata a vice, Marina Silva, de uma oficina que discutiu propostas ambientais para o programa de governo dos dois oposicionistas. O evento, realizado em um hotel de São Paulo, reuniu especialistas na área ambiental com o objetivo de debater os impactos das mudanças climáticas e a sustentabilidade. “Vamos passar o dia com eles [especialistas], ouvindo, aprendendo, questionando, desenvolvendo linhas de trabalho para a consolidação do nosso programa de governo”, disse Campos.

Greve dos metroviários continua em São Paulo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) continuará nesta sexta-feira (6) com a operação especial, que tem início a partir das 4h. Medida acontece após funcionários do Metrô decidirem manter paralisação. Grevistas fazem piquete na porta das estações Tatuapé e Belém, segundo o Metrô. Por segurança, companhia decidiu fechar ambas. Dessa forma, agora são 27 estações fechadas, sendo dez na Linha 3-Vermelha: Palmeiras-Barra Funda, Belém, Tatuapé, Carrão, Penha, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca, Artur Alvin e Corinthians Itaquera.

Para o presidente da Fifa, o clima da Copa depende do desempenho da Seleção Brasileira

O presidente da Fifa estava confiante depois de uma reunião de avaliação sobre os preparativos para o mundial. “Estamos trabalhando para entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, disse Joseph Blatter. Blatter, o ministro do esporte, Aldo Rebelo, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e o presidente da CBF e do Comitê Local, Jose Maria Marin foram questionados sobre os gastos com a Copa, as manifestações, greves e atrasos. "A gente recebeu a garantia de que torcedores, jornalistas e delegações vão estar em segurança", disse Valcke.

Prouni vai oferecer 115 mil bolsas de estudo

A edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni), que abrirá inscrições na próxima segunda-feira (9), terá uma oferta de 115.101 bolsas, anunciou o Ministério da Educação na tarde desta quinta-feira (5).

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Educação: Conheça 10 sites para aprender mais de 200 idiomas estrangeiros gratuitamente

Thinkstock/Getty Images
Confira a lista de 10 plataformas gratuitas, tanto brasileiras quanto internacionais, que abrigam diferentes cursos de idiomas que vão do inglês - passando pelo mandarim, espanhol, polonês - até o russo. São mais de 200 idiomas para suprir os interesses mais diversos possíveis.

 1. Colingo O site é ideal para quem quer aprender inglês com americanos nativos. As aulas acontecem através do Hangout, videoconferência do Google, que ajuda a praticar a fala e compreensão auditiva. Para quem não tiver um microfone, for tímido ou quiser apenas ouvir, é possível ainda assistir a transmissão ao vivo das aulas ou acompanhá-las depois pelo YouTube. Para acessar a plataforma é preciso ter cadastro no Facebook e as aulas acontecem por meio de convites dos administradores. Acesse o Colingo 

Eduardo Campos janta com artistas e produtores culturais

O presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, pediu ajuda à classe artística para mobilizar a sociedade em torno das eleições deste ano. Campos, que participou de um jantar com artistas e produtores culturais, na noite desta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, acusou o governo de querer esvaziar a participação popular em torno do debate eleitoral. "Há um esforço de quem está no poder para que a sociedade não participe, para que a juventude ache que não vale a pena.

Governo flexibiliza horário de transmissão de A Voz do Brasil durante Mundial

O horário de transmissão do programa A Voz do Brasil nas rádios será flexibilizado durante o período da Copa do Mundo de 2014. A determinação está em medida provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União. A medida determina que entre 12 de junho e 13 de julho o programa poderá ir ao ar entre as 19h e as 22h.

Hoje é o último dia para se inscrever no Sisu


Os candidatos a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje (4) para se inscrever. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação. As inscrições devem ser feitas no site do Sisu até as 23h59. Até as 19h de ontem, 861.405 candidatos haviam feito a inscrição, segundo o Ministério da Educação (MEC).
O número superou o total de inscritos da edição do Sisu do ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos.

Assaltantes explodem caixas eletrônicos no agreste

Caixas eletrônicos do Bradesco foram explodidos em Orobó, no agreste de Pernambuco, na madrugada desta quarta-feira (04). Segundo a polícia, homens armados arrombaram a agência que fica localizada no centro da cidade e depois explodiram os terminais. Os suspeitos fugiram em dois carros com uma quantia que não foi revelada. Durante a ação houve troca de tiros, mas ninguém ferido. CBN Notícias

Famílias despejadas protestam no Recife

Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Os moradores que protestavam na Avenida Norte, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, no início da manhã desta quarta-feira (4) seguiram para a Prefeitura do Recife (PCR), na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife. Eles esperam uma resposta do município sobre o despejo das 116 famílias de um terreno invadido na Rua Guadalupe, na Comunidade da Rata, entre os bairros do Espinheiro e Torreão, na Zona Norte da cidade. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano e policiais militares do 13º Batalhão acompanham a manifestação. A PCR foi contactada pelo Portal NE10 mas até o momento não se pronunciou sobre o protesto.

Do NE10

terça-feira, 3 de junho de 2014

PM de Brasília apresenta equipamentos que serão usados na Copa

Fotos: Renato Freire/Portal da Copa
Planejamento, tecnologia de ponta e efetivo completo (14 mil policiais). É com base nesse tripé que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) espera cumprir a missão de promover a segurança e o bem-estar social durante a Copa do Mundo. Nesta terça-feira (3), a corporação apresentou os equipamentos e dispositivos que utilizará no período do Mundial. Parte deles já foi testada na Copa das Confederações e em outros dias de jogos do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Comissão de Justiça aprova matéria que viabiliza Parque Eólico no Agreste de Pernambuco

O projeto do Governo que autoriza a supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente para viabilizar a implantação dos Parques Eólicos Ventos de Santa Brígida, no Agreste, foi aprovado, nesta terça (três de junho), na Comissão de Justiça. Segundo a proposta, os empreendimentos serão construídos nos municípios de Caetés, Pedra e Paranatama.

INSS solicita ao Ministério do Planejamento nova seleção para médico perito e técnico do seguro social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou ao Ministério do Planejamento a abertura de uma nova seleção para cargos de perito médico previdenciário (nível superior) e técnico do seguro social (nível médio). O último concurso do órgão para esses cargos foi realizado em 2011 e ofereceu 1.875 vagas.

Empreendimento cria a 'estrada solar

Um tipo de piso que pode ser usado em rodovias, estacionamentos, ciclovias, parques e calçadas. A energia captada pode ser aproveitada por residências e empresas e até para derreter a neve que fica acumulada nas vias. Os desenvolvedores buscam um valor de US$ 1 milhão para colocar o negócio no mercado, equivalente a R$ 2,2 milhões.
Até agora, e ainda faltam mais de 20 dias para a ação terminar, eles já arrecadaram quase 65% do objetivo inicial. Mais de 38 mil interessados na novidade contribuíram com pequenos valores. O Solar Roadways é um sistema de pavimentação modular de painéis solares que podem suportar caminhões pesados – até 114 toneladas, segundo os desenvolvedores.

Sancionado projeto de lei que torna crime discriminar pessoas com HIV

A presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei que torna crime discriminar pessoas com Aids. A norma foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União. De acordo com a lei, será considerado crime recusar, cancelar ou impedir matrículas em qualquer instituição de ensino. Também fica proibido negar emprego, demitir ou isolar pessoas no ambiente de trabalho.

Cartilha aborda principais direitos para pessoas com deficiência

Senado, Ministério Público do Trabalho, Movimento Down e Associação Carpe Diem se uniram nesta terça-feira (3) para lançar uma cartilha que aborda os principais direitos trabalhistas utilizando linguagem simples, direcionada às pessoas com deficiência. O documento foi tema de audiência pública promovida pelas Comissões de Diretos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Econômicos (CAE). Além da versão impressa, a publicação

Filhotes de panda chineses vão 'adivinhar' resultados da Copa

(Foto: Reuters/China Daily)
Um grupo de filhotes de panda chineses prognosticará os resultados do Mundial do Brasil escolhendo comida em várias cestas e subindo em árvores com bandeiras dos países participantes, anunciou a agência oficial "Xinhua", mostra notícia do G1. Segundo a reportagem durante a fase de grupos do Mundial, que começa em 12 de junho, os pandas de um parque da província de Sichuan, com idade entre um e dois anos, escolherão a comida em três cestas diferentes, representando a vitória de uma ou outra equipe ou o empate.

Receita Federal libera voos internacionais no RN

 (Foto: Fred Carvalho/G1)
A Receita Federal autorizou, de forma excepcional e temporária, a entrada e saída de voos internacionais no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O novo terminal do Rio Grande do Norte começou a operar no sábado (31) com voos nacionais, mas não podia receber voos internacionais porque não tinha o alfandegamento. O ato declaratório autorizando voos internacionais foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira. De acordo com o documento, a autorização é válida de 2 a 8 de junho. "É um ato declaratório autorizando temporariamente o recinto não alfandegado a receber voos internacionais", explicou inspetor-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Natal, Jorge Luiz da Costa.

#OcupeEstelita: Prefeitura suspende alvará de demolição dos galpões e marca reunião com o consórcio

Foto divulgação/prefeitura
A Prefeitura do Recife decidiu suspender o alvará que permitia ao Consórcio Novo Recife demolir os galpões do Cais José Estelita para construir um empreendimento imobiliário. A decisão foi tomada durante reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (3) entre o prefeito Geraldo Julio e entidades interessadas. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, com as empresas do consórcio, para discutir uma maneira de reduzir os impactos do projeto Novo Recife.

AVISO DE PAUTA: Ministro da Previdência recebe ex-atletas profissionais de futebol

Nesta quarta-feira (4), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, receberá representantes do sistema FAAP/AGAP, que reúne a Federação das Associações de Atletas Profissionais e Associações de Garantia ao Atleta Profissional. O objetivo do encontro é celebrar a padronização da contagem de tempo de serviço do ex-atleta profissional para requerer aposentadoria.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vídeos mostram preparativos nas 12 sedes da Copa 2014

Treze vídeos produzidos pela equipe do Ministério do Esporte retratam a reta final dos preparativos nas 12 sedes da Copa do Mundo. O vídeo maior reúne as ações em arenas, mobilidade urbana, portos e aeroportos nas cidades que receberão as partidas. Os outros 12 são mais curtos, de aproximadamente 35 segundos, e detalham intervenções em cada sede do Mundial.

Centro de Eventos do Ceará sediará espaço para a imprensa em Fortaleza

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza escolheram o Centro de Eventos do estado para abrigar o Centro Aberto de Mídia (CAM) durante a Copa do Mundo. O espaço, que será utilizado principalmente pelos jornalistas que não foram credenciados para cobrir os jogos na Arena Castelão, começará a funcionar a partir da próxima segunda-feira (9) e ficará disponível até 5 de julho, um dia depois do último jogo do Mundial na capital cearense.

Fifa reabre venda de ingressos para a Copa nesta quarta (4)

A Fifa anunciou que vai colocar à venda, na próxima quarta-feira (4), um novo lote de ingressos para a Copa do Mundo 2014. Será uma quantidade limitada, no entanto abrangerá todos os 64 jogos, incluindo a abertura, em São Paulo, com o jogo Brasil e Croácia, e a grande final do Mundial, no Rio de Janeiro. A venda será feita exclusivamente no site da Fifa e o horário exato ainda será anunciado. "Conforme prometido, estamos felizes de poder colocar à venda mais alguns ingressos e acreditamos que haverá uma grande procura.

Armando comenta resultado da pesquisa do Ibope no Frente a Frente com Magno Martins


O senador Armando Monteiro (PTB), candidato ao governo de Pernambuco comentou  agora, no programa Frente a Frente com Magno Martins, o resultado da pesquisa Ibope onde aparece com 43% das intenções de votos, contra 8% do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara e 2% de Jair Pedro (PSTU) e José Gomes Neto (PSOL). " Considero muito positivo o resultado que a candidatura vem ganhando. Vemos uma margem de preferência que vai se tornando uniforme, homogênea, em todas as regiões do estado. Recebo com satisfação e humildade, mas isso é apenas um momento, estamos distante do processo eleitoral. Há muito o que se fazer", afirmou.

Aécio Neves é o convidado do Roda Viva desta segunda-feira (2)

Pré-candidato do PSDB à Presidência da República fala de corrida eleitoral e do seu plano de governo para o Brasil
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (2) o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves. Corrida eleitoral, cenário político e plano de governo para o Brasil estão entre os assuntos da entrevista. O programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura. Nesta semana, duas notícias envolvendo o político mineiro ganharam destaque na imprensa. A primeira foi suscitada pelo ex-jogador de futebol e integrante do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, Ronaldo Nazário. Em entrevista, ele declarou apoio a Aécio na disputa pela Presidência. A segunda manchete foi a aprovação no Senado de um projeto de lei, cujo autor é o próprio Aécio, determinando que o beneficiário do Bolsa Família, mesmo conseguindo emprego, poderá permanecer no programa por mais seis meses. Nascido em Belo Horizonte, Aécio Neves é formado em economia e começou sua trajetória política ao lado do avô Tancredo Neves, participando ativamente de sua campanha para o governo de Minas Gerais. Foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, chegou a assumir a Presidência da Câmara dos Deputados e governou o estado de Minas Gerais por oito anos. Em 2011, foi eleito senador e, respaldado pelas lideranças do PSDB, decidiu lançar sua candidatura à Presidência da República. Participam da bancada desta edição Fernando Rodrigues, colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília; Fernando Barros e Silva, diretor de redação da revista Piauí; Ricardo Setti, colunista do site da revista Veja; Cida Damasco, editora-chefe do jornal O Estado de S. Paulo; e Fernando Mitre, jornalista da Rede Bandeirantes. O Roda Viva ainda conta com a participação do cartunista Paulo Caruso.

TV Cultura

Presidenta Dilma Rousseff é apresentada ao Troféu da Copa do Mundo


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriu a cerimônia oficial de apresentação da Taça da Copa do Mundo 2014 para a presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta segunda-feira (2) no Palácio do Planalto. Em sua fala, Dilma reforço a importância do evento para o país e disse que “ curiosamente, a taça tem as cores verde e amarela, cores da nossa seleção. Para nós é impossível não imaginar que quem levante essa taça seja a seleção brasileira. Em 10 dias começa a Copa do Mundo FIFA 2014. Faremos, de fato, a Copa das Copas. Somos o país que ganhou 5 copas do mundo e já comparecemos a todas as edições de copas do mundo. Estamos preparados para apresentar ao mundo um grande espetáculo. Os estádios estão prontos e são modernos confortáveis e seguros", concluiu a presidenta.

Na semana do Meio Ambiente, ANA lança animações sobre água e gestão


A partir de hoje (2), a Agência Nacional de Águas (ANA) lançará no seu canal de vídeos no YouTube (www.youtube.com/anagovbr) e redes sociais várias animações sobre a gestão de recursos hídricos. Com linguagem simples e didática, os vídeos explicam como funcionam os comitês de bacia, o que é uma bacia hidrográfica, o que diz a Lei das Águas, como é feita a medição de chuvas e rios, entre outros temas. O material atende aos mais diversos públicos, como: estudantes, professores, membros de comitês de bacias hidrográficas e qualquer pessoa interessada em aprender os caminhos que as águas percorrem antes de chegar às torneiras, irrigar as plantações, serem usadas pela indústria ou qualquer setor da economia. Dessa forma, a ANA contribui para que todos possam cumprir seu papel cidadão de participar da gestão das águas dos rios brasileiros.

Juízes fazem plantão para atender passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes


O Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre conta a partir de hoje com um posto avançado do Tribunal de Justiça de Pernambuco(TJPE). O Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo é específico para solucionar problemas no embarque e desembarque de passageiros. De acordo com a coordenadora dos juizados especiais do TJPE, a juíza Ana Luiza Câmara, o serviço servirá para atender todo consumidor que tenha algum problema com contrato de transporte aéreo, cancelamento, extravio, dano em bagagem, entre outros.

Polícia Federal em Pernambuco divulga Plano de Segurança para a Copa do Mundo

Foto Divulgação/PF

A Polícia Federal de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (02) detalhes do plano de segurança para a Copa do Mundo 2014. Para garantir a tranquilidade de autoridades estrangeiras e nacionais, 36 veículos blindados vão ser usados para o transporte. Também foi formado o Grupo de Pronta Intervenção, formado por policiais com treinamento tático simulando situações reais de ataque, sequestro e escolta de delegações e participantes da copa do mundo.

Comissão discute regulamentação do uso da maconha

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa discutiu a regulamentação do uso da maconha nesta segunda-feira(2). A audiência foi a primeira de uma série de reuniões para instruir a proposta de iniciativa popular que pede a legalização do uso da maconha no Brasil. Os senadores ouviram representantes da ONU, do Itamaraty, do Ministério da Justiça e do governo do Uruguai. Os expositores destacaram que os organismos internacionais estudam formas alternativas de combater o tráfico e o abuso de drogas além da esfera criminal. O Uruguai é o único país da América do Sul a propor e aprovar algum tipo de legalização no uso da maconha. O secretário nacional de drogas do Uruguai, Julio Calzada, explicou que a regulamentação da venda da maconha no país vizinho foi uma forma de reduzir os crimes ligados ao tráfico e criar um controle social sobre o consumo, mas que o governo que não incentiva e nem faz publicidade do uso da maconha.







Semana de esforço concentrado no Senado

O Senado tem agenda cheia nesta semana de esforço concentrado antes da Copa de 2014. O Plenário tem votações de segunda a sexta-feira. Está prevista, para esta segunda-feira (2), a votação no Plenário da reforma do Código de Defesa do Consumidor (CDC), constituída dos projetos de lei do Senado (PLS) 281, 282 e 283/2012, que tratam do comércio eletrônico, das ações coletivas e do superendividamento das famílias. Para a terça-feira (3), está programada a votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2014, que amplia a jornada dos motoristas.

TRE convida partidos para reuniões de preparação das eleições

Nos dias 3 e 4 de junho ocorrerão no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, reuniões realizadas pelas Secretarias de Controle Interno – SCI e Judiciária – SJ, para tratar da prestação de contas de partidos, comitês financeiros e candidatos das eleições 2014, bem como apresentação do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, e assuntos relacionados ao registro de candidaturas para o pleito deste ano, além do resumo da legislação e apresentação do Sistema de Candidatura, módulo externo – CANDEX, necessário para cadastro e encaminhamento dos pedidos de registro de candidatos.

Pesquisa do Ibope revela "frieza" dos brasileiros com a Copa 2014


Uma pesquisa feita pelo Instituto Ibope revelou que 39% dos brasileiros afirmaram que se fosse possível medir em graus seu envolvimento com a Copa do Mundo, a temperatura estaria entre “fria”, “muito fria” e “gelada”. Apenas 30% dos entrevistados disseram que seu termômetro está “quente”, “muito quente” ou “fervendo”. Os demais entrevistados afirmaram que o termômetro está “morno”.

Alagoinha(PI) concentra maior número de analfabetos do país

Carteiras velhas foram guardadas em árvore em escola de Alagoinha do Piauí (Reprodução/El País/Toni Pires)


O portal Opinião & Notícia  mostra que a cidade de Alagoinha do Piauí tem 7.341 habitantes e concentra o maior número de analfabetos do país: 44% dos jovens maiores de 15 anos (idade adequada para a conclusão do ensino fundamental) não sabem ler nem escrever. A taxa supera a nacional, de 8,7%, e a de nações pobres como Madagascar (36%), Ruanda (29%) e Camboja (26%). A região no sudeste piauiense convive com anos de descaso e abandono total das estruturas educacionais: escolas sem instalações adequadas, salas de aula insuficientes, escassez de transporte escolar e, sobretudo, fraudes em projetos que pretendiam minar o analfabetismo na localidade.