quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima protestam em avenida no Recife

Protesto de trabalhadores da refinaria (Foto: Reprodução/TV Globo)
Trabalhadores da empresa Alusa Engenharia - de montagem industrial, que atua na Refinaria Abreu e Lima - bloquearam um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, na manhã desta quarta-feira (19) em protesto contra salários e benefícios financeiros atrasados. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav-PE), Aldo Amaral, cerca de 500 trabalhadores se reúnem em frente do Ministério do Trabalho e Emprego, no bairro do Espinheiro, e devem seguir para a sede do governo de Pernambuco, no Centro da cidade.
Segundo Aldo, a mobilização começou às 6h, mas a avenida só foi fechada por volta das 7h30, no sentido Olinda/Derby. Ele alega que a empresa deixou seis mil trabalhadores com salários atrasados e 1,7 mil funcionários sem vale-alimentação e refeição. Os trabalhadores estariam em situações precárias, como alojamentos sem energia, água e limpeza.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cristo recebe abertura de evento que pretende popularizar meditação

(Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

Um minuto para encontrar a paz. Essa foi a mensagem do líder humanitário e mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba que abriu o evento Awaken Love Festival na manhã desta terça-feira (18) no Rio. E o local escolhido não poderia ser mais inspirador: o Cristo Redentor. O objetivo da iniciativa é popularizar a prática da meditação, a partir da campanha "Just 1 minute" ("Apenas um minuto").Sri Prem Baba conduziu a cerimônia ao lado do padre Omar Raposo, responsável pelo santuário do Cristo, e promoveu uma meditação coletiva aos pés do monumento. O local ficou lotado e os participantes ainda tiveram como "brinde" um dia lindo – com sol e céu sem nuvens.

De acordo com Sri Prem Baba, a humanidade vive em constante conflito e busca a paz longe de si mesma. "O ser humano vai longe em busca do amor e tranquilidade, quando a paz está dentro de cada um de nós. Esse é o início de uma revolução da consciência que começa com esse minuto de silêncio. Isso começa com seu comprometimento e assim você abrirá caminhos para paz, amor ou o que você procura", afirmou o mestre espiritual.A campanha, que aconselha as pessoas a reservar um minuto de seu dia para a meditação, foi elogiada pelo padre Omar. "O Cristo é um lugar de integração e essa campanha é maravilhosa. Este lugar foi pensado pela Igreja para que as pessoas pudessem meditar, ter contato com a natureza e encontrar Deus. O amor é capaz de refazer perspectiva, equilibrar sentimentos, olhar para o outro e perceber que ele não é o nosso inimigo", disse.

(Foto: Matheus Rodrigues/ G1)

Awaken Love

PF e MPF suspeitam que propina foi mascarada como doações ao PT, PMDB e PP

Reuters
Desde o desencadeamento da Operação Lava-Jato, a PF e o MPF tem monitorado doações de empresas como a Camargo Corrêa, UTC, Mendes Júnior, entre outras, a partidos políticos. Em uma das linhas de investigação, apura-se se o ex-diretor de refino e abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, intermediava esse acordo entre as empresas e os partidos políticos.

Em depoimento prestado em outubro à Justiça Federal do Paraná, Paulo Roberto Costa afirmou que alguns contratos celebrados pela Petrobras eram superfaturados e cerca de 3% do faturamento era destinado à partidos políticos. A suspeita da PF e do MPF é que, por meio de Costa, as doações de campanha feitas por empreiteiras, legalizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também serviam como um pagamento indireto de propina por contratos conquistados junto à Petrolífera.

As investigações da Lava-Jato apontam a possibilidade de que o ex-diretor de refino da Petrobras mantinha contato direto com representantes da Camargo Corrêa, OAS, UTC, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Engevix e Mendes Júnior para a obtenção de recursos de campanhas eleitorais.

Corrupção na Petrobras pagou campanhas, diz governador eleito do Maranhão

Reprodução/TV iG
Flávio Dino, eleito pelo PCdoB ao governo do Maranhão
Depois de meio século, o clã Sarney perdeu o poder no Maranhão. A partir de 1º de janeiro, o Estado nordestino, que apresenta alguns dos piores índices sociais e econômicos do Brasil, passa a ser comandado por Flávio Dino, de 46 anos, eleito no primeiro turno com 63,52% dos votos.

Entrevistado por Tales Faria (publisher do iG), Rodrigo de Almeida (diretor de jornalismo), Paula Pacheco (editora executiva de Último Segundo e Economia) e Wanderlei Preite Sobrinho (repórter especial), Flávio Dino analisa a situação dos partidos políticos depois do avanço das investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que envolvem denúncias de corrupção e caixa dois na maior empresa do País, a Petrobras. Algumas centenas de milhões de reais podem ter sido desviados dos cofres da petroleira para financiar campanhas políticas de três partidos: PT, PP e PMDB, conforme mostram as investigações até o momento.

"Se for a fundo no caso da Petrobras, se chegará a financiamento de campanha. Minha impressão é que o escândalo da Petrobras transcende o universo dos três partidods [PT, PP e PMDB]", diz o governador eleito, que foi juiz e professor universitário.

Ministério da Saúde incorpora vacina tríplice ao calendário das gestantes

 Ministro Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, anunciam a estratégia para a introdução da vacina Tríplice Acelular. Divulgação/EBC

O ministro da Saúde, Arthur Chioro anunciou, nesta segunda-feira (17), a estratégia para a introdução da vacina Tríplice Acelular (DTPa) contra coqueluche, difteria e tétano no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A DTPa será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita e preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação até a 36ª semana.

Segundo o ministro da Saúde, a população alvo de novembro e dezembro de 2014 foi de 484.116 gestantes e profissionais de UTIs neonatal e maternidades. “A população alvo para 2015 é de 2.904.699 entre gestantes e profissionais das UTI neonatal e maternidades”, completou Arthur Chioro.

O objetivo da inclusão da vacina é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.

Casos e sintomas

Entre 2011 e 2013, o Ministério da Saúde registrou 4.921 casos de coqueluche em menores de 3 meses, 35% de todos os casos do País no período, que foram 14.128. Sendo que, neste período, foram registrados 204 óbitos, o que representa 81% do total nacional.