terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ONS confirma que apagão de energia em 11 estados e no DF foi corte seletivo

Pelo menos 11 estados e o DF foram atingidos pelo corte na energia elétrica (Reprodução/Getty)
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), por volta de 15h, faltou energia em toda a Região Sul, nos quatro estados do Sudeste, na região Centro-Oeste e também em Rondônia. O apagão foi provocado por um recorde no consumo de energia superior à capacidade de geração do país. Para evitar o risco de um colapso, o ONS determinou o desligamento de usinas e um corte no fornecimento.

Somente na região metropolitana de São Paulo, o corte foi de mais de 700 megawatts de energia, 10% do total necessário e 2 milhões de clientes ficaram sem luz.Uma linha de metrô parou e um posto de saúde suspendeu o atendimento por uma hora.

Especialistas alertam que o alto consumo, a escassez de chuvas e os atrasos em projetos do governo devem provocar novos apagões neste verão. Mais da metade dos projetos de transmissão de energia estão atrasados.


“É uma prática que existe porque você não está conseguindo atender a carga do sistema. Corte seletivo e tarifa muita alta como a gente está tendo no Brasil é igual a racionamento”, diz Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Fontes: Opinião & Notícia / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário