quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Governo firma parceria para recuperar estradas

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (25), com as empresas Cone S/A, M. Dias Branco, Solar Coca-Cola e R.E.D.E. Suape, um protocolo de intenções que sela parceria para recuperar três trechos da BR-101 Sul e um da PE-08, em Jaboatão dos Guararapes.  As obras de infraestrutura estão orçadas em R$ 12,4 milhões. Os recursos serão aportados pela iniciativa privada e serão abatidos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das companhias.

O benefício é previsto pelo Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Industrial (Proinfra). Os trechos, quando recuperados, representarão avanço na mobilidade rumo ao Complexo Industrial Portuário de Suape. A expectativa é que o início das obras aconteça já em 2015, com duração prevista de seis meses.

“As parcerias com o setor produtivo são fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico. Quando fui secretário da Fazenda, tive a oportunidade no Confaz de participar da concepção do Proinfra, instrumento este que irá possibilitar a melhoria da infraestrutura do nosso Estado”, argumentou o governador Paulo Câmara.

O projeto de recuperação já está pronto e foi encomendado pela Cone S/A à JBR Engenharia, que avaliou as melhorias possíveis na mobilidade da BR-101 Sul e indicou as obras necessárias. O estudo foi doado pela empresa ao Governo do Estado para facilitar e acelerar sua execução.

Hoje, mais de 100 mil pessoas se deslocam por dia de outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) para trabalhar em empresas próximas e vinculadas ao Complexo de Suape.

“A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em manter diálogo ativo com as empresas que investem e geram emprego e renda no Estado. Mostra como é frutífera a parceria entre poder público e a iniciativa privada para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade das condições de trabalho em Pernambuco”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.



As intervenções realizadas serão:


Trecho
Melhorias
Avenida Dr. Júlio Maranhão – PE-08 (Final da Estrada da Batalha)
· Implantação de 2 faixas;
· Instalação de Passarela para Pedestres;
· Adequação no Sistema de Drenagem;
· Recuperação da Pavimentação;
· Proibição de Estacionamento.
BR-101 Sul em frente à unidade da Coca-Cola
· Alteração na localização das paradas de ônibus;
· Reordenamento e fiscalização para impedir estacionamentos em locais proibidos.
BR-101 Sul, sentido Cabo de Santo Agostinho, no retorno em frente ao posto de gasolina Dislub que dá acesso à fábrica da Vitarella
· Fechamento do retorno;
· Recuperar o retorno localizado em Comporta (a 2,8 quilômetros de distância);
· Implementação de túnel interligando BR-101 e BR-101 Antiga.
BR-101 Sul Antiga, Sentidos Recife-Cabo e Cabo-Recife, na confluência com a rotatória do hospital Dom Hélder Câmara
· Implementação de drenagem adequada;
· Recuperação do pavimento.

“Nós apresentamos ao governo os gargalos que impactam na mobilidade e tivemos da equipe uma receptividade inteligente e criativa”, afirma Marcos Roberto Dubeux, CEO da Cone S/A.

Já para o vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco, Geraldo Luciano, as obras de infraestrutura contempladas no projeto se revestem da mais alta importância para o adequado desenvolvimento das atividades empresariais nas áreas envolvidas, além do seguro e rápido deslocamento das pessoas que transitam e trabalham no entorno. Segundo ele, “é digno dos maiores aplausos a atitude do Governo de Pernambuco ao viabilizar tão importante investimento para o desenvolvimento econômico e social do Estado”.

Angelo Bellelis, presidente do Conselho da REDE Suape, lembra que a linha de atuação dos empresários é baseada no fator colaborativo. “Dessa forma, buscamos o ganho de ambas as partes (público e privado) para o fortalecimento daquela região. As alterações propostas vão garantir fluidez do trânsito, redução no tempo de deslocamento tanto para o transporte de cargas como para os carros particulares e veículos de transporte de passageiros”.

SOBRE A CONE S/A
A Cone é uma companhia voltada para prover soluções integradas de infraestrutura industrial e logística multimodal sob medida para os clientes, atuando próximo a portos, aeroportos e polos de desenvolvimento, gerando oportunidades de negócios e trazendo benefícios socioeconômicos para as regiões onde atua. A companhia foi criada com base em um novo conceito de "Condomínio de Negócios”, que é a combinação dos conceitos de infraestrutura, imobiliário, logística, consultoria e gestão de fundos com a missão de prover a melhor experiência de negócios para seus clientes.

O conceito vai além dos conhecidos condomínios logísticos e trata-se de uma evolução dos contratos por encomenda "Built to Suit " para a prestação de um completo conjunto de serviços antes e após inicio da operação dos clientes denominado "Solution to Suit". O serviço é oferecido para empresas de diversos segmentos que buscam espaços como áreas para armazenagem, galpões industriais, centros de serviços, unidades frigorificadas, pátios, zonas incentivadas para exportação e áreas comerciais.

A primeira iniciativa da companhia foi o Cone Suape, que vem sendo desenvolvido desde 2007 e resulta num investimento de R$ 920 milhões de investimento, até o momento, com mais de 50 clientes em operação. A segunda plataforma da Cone S/A está em implantação na Bahia. O Cone Aratu está sendo desenvolvido na retroárea do Porto de Aratu, em Simões Filho. A empresa nasceu da sociedade da acionista controladora, Conepar, formada pelos acionistas da Moura Dubeux Engenharia, e do Fundo de Infraestrutura (FI-FGTS), gerido pela Caixa Econômica Federal.

SOBRE A R.E.D.E. SUAPE
A R.E.D.E. Suape reúne, há aproximadamente um ano, cerca de 70 empresas instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape e no seu entorno. O objetivo é discutir práticas e políticas públicas, ponderando as necessidades e interesses comuns para o pleno desenvolvimento das atividades das empresas, assim como os objetivos do Governo de Pernambuco. Por isso, promove ações de integração entre todos os setores, realiza mapeamentos das áreas, fomenta discussões e trocas de experiências.

SOBRE A SOLAR COCA-COLA
A Solar BR é segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola Brasil e uma das 15 maiores do mundo, além de ser a maior com capital nacional. A empresa nasceu da integração de três fabricantes (Norsa, Renosa e Guararapes) e opera, desde julho de 2013, em 12 estados do Brasil – toda a Região Nordeste, além de Mato Grosso e partes de Tocantins e de Goiás. Possui 16 mil funcionários, distribuídos em 13 fábricas e 34 centros de distribuição, com capacidade para produzir mais de três bilhões de litros de bebida/ano para atender a mais de 320 mil pontos de venda.

SOBRE A M. DIAS BRANCO
A M. Dias Branco é a maior empresa brasileira de Massas e Biscoitos do Brasil, segundo a Ac Nielsen, sendo, em faturamento, a sexta maior do mundo em Massas e a sétima maior do mundo em Biscoitos, segundo a Euromonitor. Com origem e sede no Nordeste, a Empresa gera, em todo o País, mais de 17 mil empregos diretos, possuindo plantas industriais no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, e mais de 25 filiais comerciais, cobrindo todo o território nacional. Além de Biscoitos e Massas, a Empresa também atua no segmento de margarinas, farinha de trigo, mistura para bolos, bolos, snaks e torradas, tudo produzido em plantas que empregam a mais moderna tecnologia existente no mundo, tendo, inclusive, certificações de qualidade ISO 9.000; 9.001 e 14.000.

No Estado de Pernambuco a M. Dias Branco opera há dezenas de anos, tendo expandido ainda mais sua presença e investimentos no Estado ao adquirir, em 2008, a Vitarella, e em 2011 a centenária Pilar – investindo na forte expansão dessas marcas e na geração de empregos no Estado - estando, ainda, com novo projeto de investimento na construção de um moderno moinho de trigo no Estado.

Blog de Notícias Governo PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário