quinta-feira, 12 de março de 2015

Olinda comemora aniversário com vasta programação cultural


Olinda amanhecerá em festa na próxima quinta-feira (12). A data marca os 480 anos da cidade, que entre os tantos atrativos artísticos, paisagísticos e culturais que possui, também ostenta grandes títulos como Patrimônio Cultural da Humanidade, 1ª Capital Brasileira da Cultura, Monumento Nacional e Cidade Ecológica.

Às 10h, o prefeito Renildo Calheiros entregará ao Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda o pedido de registro do Palácio de Iemanjá (Pai Edu) como Patrimônio Imaterial da cidade. A solenidade acontece na sede do próprio Palácio de Iemanjá, localizada no Alto da Sé.

A partir das 16h, em diversos pontos da cidade, serão realizados cortejos com orquestra e passistas de frevo, de vários grupos artísticos e culturais de Olinda como a Embaixada de Bonecos Gigantes, Associação Carnavalesca – ACO, Homem da Meia Noite, Clube de Bonecos Nos Quatro Cantos Cheguei, entre outros.

No cortejo dos tradicionais gigantes de Olinda, a novidade neste ano é que todos conhecerão a boneca Olinda, mais nova integrante do time dos gigantes. Morena, de lábios carnudos e vestindo um figurino rico em detalhes que fazem alusão à cidade, Olinda desfilará todo seu charme e simpatia entre os cerca de 50 bonecos. O desfile sai do Alto da Sé até o Palácio dos Governadores, atual sede da administração municipal.

O tão esperado momento de cantar parabéns para a cidade acontece no palco montado em frente à Prefeitura, A partir das 18h. Na ocasião, ocorre o esperado do corte do bolo, que terá 480 kg e a bela apresentação do Coral Encanto de Olinda.

A festa segue com vários shows alegrando a comunidade. A cantora Ganga Barreto traz o repertório do seu primeiro CD solo, que está sendo lançando este ano. Às 21h, sobe ao palco a banda Zé Lamúria apresentando um tributo ao músico falecido Chico Science, em homenagem ao seu aniversário, comemorado em 13 de março. Os shows continuam com Rogerio Rangel, Ed Carlos, Charles Teony e Banda Amarula.

Fora do palco, a animação continua com outros blocos, seguindo em desfiles pelo Sítio Histórico. Um deles é o famoso Munguzá de Zuza Miranda & Thaís, que sai da Praça do Carmo, a partir das 19h30, e segue com sua animação e alegria pelas ruas Prudente de Moraes, Ribeira, São Bento e 15 de Novembro.

O bolo gigante – Como em toda festa de aniversário, o bolo será mais uma das atrações da comemoração. E na terra dos bonecos gigantes, não poderia faltar uma homenagem à altura! Pesando 480 kg e medindo 4.40 metros de comprimento, o quitute será confeccionado na quarta-feira (11), na Padaria Esmeralda, em Olinda, sendo concluído e montado, em frente à Prefeitura, no dia do evento. No local de montagem o bolo receberá o recheio de chocolate, cobertura e arte em papel arroz. O trabalho envolverá uma equipe composta por sete pessoas, entre elas o designer gráfico, coordenador, confeiteiros e auxiliares.

Confira a programação:


Aniversário de Olinda – 12 de março – 480 anos
Praça Monsenhor Fabrício, em frente ao Palácio dos Governadores (atual sede da Prefeitura de Olinda)

16h – Cortejos

18h – Solenidade (parabéns e corte do bolo)

18h30 - Apresentação do Coral Encanto de Olinda

19h30 – Show da cantora Ganga Barreto (palco)

19h30 - Munguzá de Zuza Miranda & Thaís – (cortejo) – Concentração na Praça do Carmo

21h – Show da banda Zé Lamúria – Tributo a Chico Science (palco), Rogério Rangel, Ed Carlos, Charles Teony e Banda Amarula.

CORTEJOS:

Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda
Horário de início: 17h30 – Concentração no Largo do Guadalupe
Atrações: Cerca de 40 bonecos, puxados pelo “Garoto do Guadalupe” e pela Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda.
Asssociação Carnavalesca de Olinda (OCO) – Encontro dos Estandartes
Horário de início: 17h30 – Concentração no Largo do Guadalupe
Atrações: A TCM Me Leva que eu vou com cerca de 30 a 40 agremiações representadas por alguns de seus principais elementos, acompanhadas por orquestra de frevo, bonecos gigantes, passistas e flabelos.
Homem da Meia Noite
Horário de início: 17h – Concentração no Bonsucesso
Atrações: Orquestra de frevo, passistas e o Homem da Meia Noite
Clube de Bonecos Nos Quatro Cantos Cheguei
Horário de início: às 17h – Concentração na Ladeira da Misericórdia
Atrações: Orquestra de frevo, passistas e 15 bonecos
Munguzá de Zuza Miranda & Thaís
Horário de início: 19h30 – Concentração na Praça do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário