quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Alagoano mudou de vida depois que começou a receber o benefício da Previdência Social

O litoral nordestino guarda beleza e reserva surpresas. Quando o destino é o estado de Alagoas o roteiro inclui um mar que abriga uma das mais belas formações com arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas, e que na maré baixa, formam piscinas naturais. Também é terra de gente acolhedora e de lugares onde a natureza ainda parece intocada, apesar de o turismo ser crescente. Na cidade, que antes era um povoado chamado Gamela, nada parece ter pressa. O comércio ainda obedece aos horários praticados em cidades do interior. Fecha as portas para o almoço e só retorna após as 14h.

Na praia de Barra Grande, uma das melhores da cidade, mora o aposentado Inácio dos Santos, 65. A gente o encontra, pacientemente embaixo de uma bela sombra. Linha e agulha vão costurando a rede. Passa horas nesse trabalho que precisa de muita experiência para encontrar os buracos feitos durante a pesca. Aposentado há um ano, aparenta a calmaria que envolve o ambiente. Apesar de ser bom pescador, o benefício foi conseguido como agricultor. “Aposentei num agência em Maceió(AL), como trabalhador do campo. A pesca é meu lazer, mas a roça é meu ofício desde os 10 anos quando aprendi a usar a enxada e trabalhar a terra. Não deixo de jeito algum”, diz.

Sr. Inácio planta frutas, hortaliças, feijão e outras culturas. Filho de agricultor seguiu os passos do pai. O que ganha da Previdência Social também fez a vida dele mudar. “Nasci e me criei aqui. Até me aposentar trabalhava só para os outros. Agora, trabalho para mim. Foi uma grande e boa mudança”, afirmou.



O alagoano tem nove filhos, todos “criados” (como se diz na região). A esposa ainda não é aposentada. O casal vive na quietude do lugar. Se diz feliz com a vida. O que produz vai para a mesa, assim como o peixe que cai na rede lançada nas águas cristalinas de Barra Grande. Não tem preocupação em contar as horas porque o tempo é um aliado. Também não depende de transporte e nem enfrenta trânsito. Assim, Sr. Inácio conta os dias e as noites. A lua é vista com privilégio e as janelas da casa pertinho do mar abrem-se para lindos cenários.

Por Denise Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário